Seara

A Seara é a unidade de negócios da JBS que engloba marcas como a homônima Seara, Doriana, Delicata, Rezende, LeBon, Frangosul, Tekitos, Texas Burger, Confiança, Big Frango, Hans, entre outras. A empresa conta com estrutura ampla e diversificada para o processamento de carne de frango, aves, suínos, perus e alimentos industrializados.

A Seara conta com 52 unidades fabris e 14 Centros de Distribuição para a criação, produção, processamento de alimentos, gestão de abastecimentos, pedidos, customer service, expedição, armazenagem, distribuição, entre outros.

Entrada da marca Seara na JBS

Desde 2013, com a aquisição da Seara, a companhia reformulou todas as linhas de produtos com o objetivo de levar ainda mais qualidade para o consumidor. Além de adicionar ao portfólio uma marca forte, em dois anos foram criados cerca de 120 novos produtos, com maciços investimentos em marketing, além de aumentar a presença nos pontos de vendas.

Em 2014, a marca Seara foi reposicionada com o lançamento da campanha “A Qualidade Vai Te Surpreender”, que tem como embaixadora a jornalista Fátima Bernardes, e assim a marca se aproximou do consumidor, convidando-o a experimentar algo novo.  No mesmo ano, a Seara trouxe para o seu dia a dia o foco no detalhe para criar soluções que encantassem seus clientes ao atender as necessidades específicas de cada mercado, ganhando confiança e eficiência. Em 2015, foram lançados mais de 100 novos produtos, como o Assa Fácil e o Frango de Granja. Com a preocupação em atender o consumidor com máxima atenção, a empresa investiu em mapeamento de tendências mundiais de consumo, mercado e alimentos, além de aprimorar os seus processos.

 

Em 2016, a Seara investiu em publicidade para reformular a identidade visual e tornar as embalagens mais atrativas e informativas.

A JBS possui uma equipe altamente eficiente, que elevou a sua fatia de mercado em segmentos estratégicos, além de trabalhar para fortalecer ainda mais a relação com clientes e consumidores, apresentando produtos de alto valor agregado e marcas reconhecidas, com qualidade, responsabilidade social e ambiental.

O resultado dessa estrutura é uma empresa que entrega os melhores resultados, de maneira sustentável por meios de marcas admiradas pelos consumidores, com uma linha de inovação em vários segmentos e excelência na execução em todas as operações da JBS no mundo, evoluindo ainda mais em gestão e governança corporativa.

Produtos

A Seara conta com ampla rede de produtos para atender as demandas dos consumidores com qualidade e confiança. Confira as categorias de alimentos:

 

Pratos Prontos: Dentre as principais características da linha estão praticidade e conveniência sem perder o sabor, variedade e qualidade. Podem ser encontrados os seguintes pratos na versão congelada: lasanhas, escondidinhos, massas, strogonoff, yakissoba e carnes suínas e aves. A linha ainda traz opções de sanduíches e pizzas para trazerpraticidade ao dia a dia;

Margarinas e patês: A linha de margarinas é dividida nas categorias light e convencional em diversos tamanhos, sendo que a mesma variedade pode ser encontrada também no segmento de patês;

Hambúrgueres, Empanados, Kibes e Almôndegas: A categoria de congelados traz diversos produtos pensados em praticidade e sabor, como hambúrguer, empanados, steaks, kibes e almôndegas, produzidos com rigoroso controle de qualidade e ingredientes selecionados;

Frios e embutidos: Os produtos desta categoria são representados por marcas reconhecidas no mercado e pelo consumidor, sendo acessíveis em todo o país pela abrangência em distribuição. Compõe a linha presuntos, peito de peru, carnes light, salames, mortadelas, salsichas, linguiças cruas ou dessecadas e defumadas, entre outros;

In Natura: A linha de produtos in natura é a mais completa do mercado, preparada para atender clientes que buscam produtos refrigerados, congelados e cortes temperados. Os produtos comemorativos são o peru temperado, ave Fiesta e pernil suíno temperado.

Estrutura

A Seara concentra seus negócios nos segmentos de aves, suínos e alimentos processados, elaborados e congelados em âmbito nacional e internacional. O objetivo da unidade é trabalhar próxima ao cliente e fornecedores, desenvolver produtos de maior valor agregado com foco em qualidade e destaque no mercado.

Em 2015, a unidade de negócios processou cerca de 1,3 bilhões de cabeças de aves e 4,9 mil cabeças de suínos, consolidando-se como a segunda maior empresa brasileira no segmento. A Seara trabalha com áreas focadas em processos de avaliação e desenvolvimento de inovação para atender as demandas dos consumidores e garantir novos negócios.

A área de Consumer Insight & Market Intelligence avalia o comportamento de cada produto inserido no mercado e a partir deste acompanhamento mensura quais são os pontos positivos, pontos para melhorar e oportunidades de novos produtos.

Certificações

A consolidação da Seara no mercado nacional e internacional acontece pela seriedade da marca com os princípios da produção segura e de qualidade, com máxima segurança em todo o processo, desde a fabricação à mesa do consumidor.

O brasileiro está entre os clientes mais rigorosos do mundo, o que torna a confiança na marca ainda mais valiosa para a companhia. Todas as plantas são aprovadas para mercados especiais e a lista geral do Ministério da Agricultura, bem como todos os requerimentos legais nacionais e internacionais, com produção sob códigos específicos de clientes e mercados.

A Seara foi a primeira empresa de aves e suínos na América Latina a conquistar o certificado de qualidade ISO 9000:94, o que possibilitou a certificação de 100% dos processos em todas as unidades agroindustriais e comerciais na década de 90. Posteriormente a marca migrou para o sistema de qualidade ISO 9001:2000 e hoje trabalha com sistema de qualidade baseado no controle de processos e princípios.

 

  • ISO 14001 – Requisitos para Sistema de Gestão Ambiental
  • ISO 17025 – Requerimentos gerais para Laboratórios de Ensaio e Calibração
  • SWA – Supplier Workplace Accountability
  • GlobalGAP – Certificado Global da CadeiaAgropecuária.
  • Swiss Law
  • BRC – British Retail Consortium
  • ALO SR 916.51 – Certifica o controle de medicamentos e produtos químicos utilizados na criação de frangos de corte
  • CFM – Certificado Global da cadeia de fábrica de rações
  • BSCI – Business Social ComplianceInitiative

Bem-Estar Animal

O compromisso ético da JBS com o bem-estar animal está presente nos valores da empresa, bem como na transparência em adotar procedimentos reconhecidos internacionalmente para garantir a estabilidade do animal. O abate humanitário é visto pela companhia como uma prática essencial, que vai muito além do cumprimento de normas ou legislações: é um compromisso de respeito aos animais.

Com a aplicação prática, é possível evidenciar os benefícios obtidos em todas as avaliações realizadas nos animais. Os procedimentos são planejados, executados e controlados pela operação, com verificação periódica da área de Garantia da Qualidade, que tem o dever de prover a confiança aos  clientes, consumidores e governos. Dentre as 15 ferramentas priorizadas no Sistema da Qualidade da Seara, o abate humanitário está incluso como prioridade na cadeia agroindustrial.

Desde o princípio, a implementação das práticas de bem-estar animal foi baseada no treinamento de todas as equipes envolvidas, com o apoio de entidades internacionais, como Universidade de Bristol. A Seara conta também com o apoio de certificadoras e de entidades, como a World Animal Protection (WAP), por exemplo, que é uma parceira relevante para a constante evolução dos processos.

Além dos treinamentos, a empresa investiu em tecnologias e melhorias estruturais nos abatedouros, parte imprescindíveis para assegurar o andamento dos processos de forma adequada. A empresa também investe em auditorias internas realizadas por profissionais capacitados da área de Garantia da Qualidade e  corporativa em todas as unidades de abate. Desta forma, é possível obter diagnósticos globais dos sites e direcionamento de ações em caso de necessidade de melhorias.

Outro método importante no compromisso ético com o bem-estar animal aconteceu em 2015, quando a JBS anunciou que toda a cadeia de fornecimento migrará para o alojamento coletivo de porcas reprodutoras, sistema que substitui o uso contínuo de gaiolas de gestação. No mesmo ano a empresa anunciou que todas as suas granjas próprias fariam essa transição, de forma que esta política foi estendida a todos os fornecedores contratados. A reestruturação de toda a cadeia acontecerá até 2025.

Como funciona o abate humanitário da JBS

Os animais passam por uma verificação quanto ao seu estado aparente de saúde e diversos indicadores são avaliados como: ambiente de espera protegido contra intempéries, ventiladores acionado e sistema de resfriamento térmico proporcionando o controle do conformo térmico, bons tratos no descarregamento, cuidado com animais com dificuldades especiais, entre outros.

O método de insensibilização tem o objetivo de conferir a inconsciência imediata para o abate. Os suínos podem ser insensibilizados por CO² ou mesmo por atordoamento elétrico, com parâmetros controlados, enquanto as aves são insensibilizadas por meio de sistema elétrico com parâmetros também controlados.

A JBS conta com uma política de bem-estar animal exercida em todas as unidades da companhia, que está de acordo com padrões internacionais e é baseada no respeito às cinco liberdades fundamentais dos animais (livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse). Para garantir essas liberdades, a companhia adota rígidos padrões de transporte e manejo correto dos animais, além de realizar constantes treinamentos e capacitação dos colaboradores em boas práticas de manejo no transporte e nos frigoríficos.

Processamento

Amparo-SP

Brasília-DF

Caarapó-MS

Campo Mourão-PR

Carambeí – PR

Caxias – RS

Dourados – MS

Forquilhinha-SC

Frederico Westphalen – RS

Garibaldi-RS

Guapiaçu-SP

Ipumirim-SC

Itaiópolis-SC

Itapetininga-SP

Itapiranga-SC

Jacarezinho-PR

Jaguapitã-PR

Lapa-PR

Montenegro-RS

Morro Grande-SC

Nova Veneza-SC

Nuporanga-SP

Passo Fundo-RS

Passos-MG

Rolândia-PR

Santa Fé-PR

Santo Inácio-PR

São Gonçalo-BA

São José-SC

São Miguel do Oeste – SC

Seara-SC

Sidrolândia-MS

Tangará da Serra-MT

Três Passos – RS

Trindade do Sul-RS

Uberaba-MG

Veríssimo-MG

 

Industrializados

Bom Retiro do Sul-RS

Brasília-DF

Carambeí-PR

Caxias-RS (Ana Rech)

Dourados-MS

Duque de Caxias-RJ

Frederico Westphalen-RS

Itapiranga-SC

Jaguariuna-SP

Lages-SC

Montenegro-RS

Osasco-SP

Rio Grande Da Serra-SP

Roca Sales-RS

Salto Veloso-SC

Santa Cruz do Sul-RS

São Gonçalo-BA

São Miguel do Oeste-SC

Seara-SC

Três Passos-RS

 

Centros de Distribuição

São Paulo – SP

Bebedouro – SP

Brasília – DF

Campinas – SP

Campo Grande – MS

Caucaia – CE

Cuiabá – MT

Duque de Caxias – RJ

Montenegro – RS

Nova Santa Rita – RS

Recife – PE

Ribeirão das Neves – MG

Salvador – BA

São José dos Pinhais – PR

Relacionado

06/10/16
JBS apresenta suas marcas e produtos na SIAL Paris 2016

Companhia participa da maior feira de inovação alimentar do mundo com estande único e ações especiais das marcas

06/10/16
JBS apresenta suas marcas e produtos na SIAL Paris 2016

Companhia participa da maior feira de inovação alimentar do mundo com estande único e ações especiais das marcas

06/10/16
JBS apresenta suas marcas e produtos na SIAL Paris 2016

Companhia participa da maior feira de inovação alimentar do mundo com estande único e ações especiais das marcas

06/10/16
JBS apresenta suas marcas e produtos na SIAL Paris 2016

Companhia participa da maior feira de inovação alimentar do mundo com estande único e ações especiais das marcas