fundo parallax

Sustentabilidade

Escritórios Verdes JBS

Os escritórios verdes da JBS são estruturas dentro das unidades Friboi com o objetivo de prestar gratuitamente consultoria ambiental, jurídica e técnica para regularização ambiental.


Apoiar a regularização
ambiental das propriedades


Suporte técnico e orientação aos produtores para regularização de cadastros de fazendas fornecedoras

Como funciona:

A estrutura é composta por analistas que recebem o produtor, coletam as informações da propriedade e encaminham de forma personalizada as soluções para consultorias parceiras oferecendo assistência técnica especializada.


Público alvo:

Os escritórios estão de portas abertas para receber todo pecuarista interessado em regularizar sua fazenda. A regularização será focada nas questões que envolvam desmatamento (PRODES) e embargos ambientais (IBAMA).


Encontro o Escritório Verde JBS mais próximo:

ESCRITÓRIO VERDE
Telefone de Contato
11 99479-6255
Email: escritorioverde@friboi.com.br

Perguntas frequentes

O que é o Escritório Verde?
O Escritório Verde JBS é um centro de atendimento para pecuaristas que possuem passivos ambientais em sua propriedade e desejam se regularizar para estarem aptos a fornecer animais para outras fazendas e/ou para frigoríficos.

Será fornecida gratuitamente pela JBS assessoria jurídica e ambiental, através de consultorias especializadas, para viabilizar as soluções ambientais dos imóveis rurais de nossos fornecedores e a reinserção de produtores com problemas em sua cadeia de fornecimento.
Como o Escritório Verde pode ajudar na regularização ambiental dos fornecedores?
O Escritório Verde JBS está preparado para receber todo pecuarista interessado em regularizar os passivos ambientais da sua fazenda. Nossas equipes estão conectadas a uma rede de consultorias especializadas em questões ambientais que vão ajudar os produtores em atividades práticas, como fazer a inscrição da propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR), planos de reflorestamento para atendimento do Programa de Regularização Ambiental (PRA), além de apoiar processos para a regularização de áreas com desmatamento ilegal ou embargos ambientais do IBAMA ou Secretárias Estaduais de Meio Ambiente. Todo esse suporte técnico será gratuito para nossos fornecedores.
Como o Escritório Verde prestará esses serviços?
A partir da solicitação do produtor que quer se regularizar, a equipe do Escritório Verde JBS solicitará ao mesmo o resultado da análise socioambiental de sua propriedade na Plataforma Pecuária Transparente, identificando exatamente qual é o problema que precisa ser resolvido. A partir disso, poderemos encaminhar a solução do caso, em conjunto com nossa rede de consultorias ambientais. O Escritório providenciará ao produtor o conjunto de ações que deve ser realizado para resolver o problema e também ajudará na gestão do processo de regularização da propriedade junto aos órgãos ambientais.

Nossas soluções englobam:
  • Assessoria jurídica para o processo administrativo de desembargo de áreas embargadas (IBAMA e SEMAs);
  • Elaboração e envio do projeto técnico de reflorestamento de áreas a ser apresentado aos órgãos ambientais (com a prévia aprovação do produtor);
  • Plataformas estaduais de reinserção de produtores (IMAC e Sirflor)
  • Plano de ação para a completa regularização ambiental da propriedade.
As etapas posteriores da regularização ambiental serão de responsabilidade do próprio produtor.
O que é a Plataforma Pecuária Transparente?
É uma nova ferramenta, criada pela JBS, para auxiliar nossos fornecedores a avaliarem, de forma segura, confidencial e gratuita, a conformidade ambiental de seus próprios fornecedores de animais. A Plataforma Pecuária Transparente pode ser acessada por qualquer produtor através do portal: www.pecuariatransparente.org.br.

Além de ajudar os pecuaristas a selecionar seus próprios fornecedores de animais de acordo com os critérios socioambientais exigidos pelo mercado, a Plataforma Pecuária Transparente também quer mostrar que a pecuária brasileira é sustentável e respeita as leis do país. Quanto mais produtores aderirem à Plataforma, mas forte será nossa pecuária e nossos negócios.
Quais etapas do processo de regularização ambiental serão de responsabilidade do produtor no trabalho conjunto com o Escritório Verde?
O Escritório Verde JBS darão todo apoio no desenvolvimento de planos técnicos e nos processos administrativos para regularização ambiental da propriedade e seus passivos. Após o projeto técnico ser aprovado no órgão ambiental, as etapas seguintes da regularização ambiental serão de responsabilidade do proprietário do imóvel.
Assim, o pagamento de multas de infrações ambientais, assim como o custo para o isolamento de áreas degradadas (cercas) ou ações de reflorestamento de áreas desmatadas que sejam necessárias para execução do processo de regularização ambiental serão de responsabilidade do proprietário do imóvel.
Quem pode utilizar o Escritório Verde?
O Escritório Verde JBS foi criado para dar apoio a todos os fornecedores que entregam animais diretamente para a JBS (boi gordo) e que desejam aderir a Plataforma Pecuária Transparente, que permitirá a esses fornecedores avaliarem seus próprios fornecedores de animais baseados em critérios socioambientais exigidos pelo mercado.
O Escritório também tem como principal foco dar todo suporte técnico que possa ajudar na regularização ambiental das propriedades dos fornecedores de animais (bezerro e boi magro) dos nossos fornecedores diretos de boi gordo, para que tenhamos toda nossa cadeia de fornecimento regularizada (cria, recria e engorda).
Onde estão os Escritórios Verdes?
Os Escritórios Verdes JBS estão localizados em 13 plantas da Friboi nos Estados de GO, MS, MT, PA e RO.
Haverá custo para o produtor receber o apoio do Escritório Verde?
Não. Todos os serviços prestados pelo Escritório Verde JBS serão gratuitos aos nossos fornecedores, incluindo os fornecedores de animais (bezerro e boi magro) dos nossos fornecedores diretos de boi gordo.
Não localizei um Escritório Verde na minha região, como posso fazer para ser atendido?
Caso não tenha localizado o Escritório Verde JBS mais próximo de sua fazenda entre em contato com o nossa central: (11) 994796255 ou escritorioverde@friboi.com.br.