Programa de Compliance e Compromissos

A JBS trabalha para garantir um ambiente ético e íntegro em todos os seus processos. Para isso, atua em todos os mercados orientada pelas diretrizes da Diretoria Global de Compliance, guardiã de processos, políticas, canais e programas que estimulam a ética e a boa conduta nas operações e relações da Companhia.

Desde 2017, a Diretoria Global de Compliance implementou e vem aprimorando o Programa de Compliance “Faça Sempre o Certo”.

Com independência, a Diretoria Global de Compliance possui reporte direto ao Conselho de Administração, e estabeleceu na Governança da JBS seis Comitês de Ética dos Negócios e um Comitê de Ética Institucional, composto pelo Presidente de Negócio do Brasil, América Latina, Oceania e plant-based, além de outros executivos e o Diretor Jurídico.

Para assegurar o desenvolvimento e a efetividade do programa, equipes sediadas no Brasil e Estados Unidos atuam nos 8 pilares do programa, com o suporte das estruturas locais de RH, Jurídico e Auditoria Interna.

Comitês de Ética

Para discutir os avanços do Programa “Faça Sempre o Certo”, a JBS possui seis Comitês de Ética dos Negócios e um Comitê de Ética Institucional, com reuniões ordinárias realizadas trimestralmente, compostos por membro da Alta Liderança da Companhia.

Faça Sempre o Certo

O Programa de Compliance da JBS “Faça Sempre o Certo” foi implementado em 2017 para assegurar a manutenção de um ambiente ético e íntegro em todos os lugares em que a empresa opera, seguindo as diretrizes do nosso Código de Conduta e Ética, o Código de Conduta de Parceiros de Negócios, políticas e procedimentos internos globais e locais e as legislações vigentes.

 
 

Pilares do Programa de Compliance JBS

A implementação do programa iniciou-se em 2017, com a revisão do escopo da Linha Ética JBS, nas operações na América do Sul e Itália, e o JBS EthicsPoint, para as demais operações no mundo, disponível para todos os públicos (colaboradores, fornecedores, investidores, clientes, entre outros), de forma gratuita, 24 horas por dia, 7 dias por semana e em 17 idiomas.

Em 2018, lançou o Código de Conduta e Ética global, válido em todos os países de atuação da JBS, contendo diretrizes claras da nossa atuação ética, justa íntegra e transparente, com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e concorrentes.

Ao mesmo tempo, também foi lançado o Código de Conduta de Parceiros de Negócios, com o objetivo de assegurar, que os nossos parceiros de negócio tenham o mesmo comprometimento que temos na condução dos seus negócios.

O pilar Comunicação e Treinamento também é fortemente desenvolvido desde a criação do Programa. Anualmente, a fim de educar e conscientizar os colaboradores e a cadeia de valor da organização sobre os temas de Compliance, é lançado o Ciclo de Treinamentos, com treinamentos definidos pela organização, baseados em riscos identificados, com linguagem clara e objetiva, e conteúdos produzidos especialmente para os nossos diferentes públicos e negócios.

Ainda, para que todas as atividades do Programa de Compliance sejam mantidas vivas e praticadas no dia a dia dos negócios é essencial um plano de Comunicação efetivo, para se estabelecer o tone at the top da Liderança sênior a respeito do programa.

Com linguagem clara e amplamente divulgada, temas como o Código de Conduta e Ética, políticas e procedimentos internos, a palavra da liderança e iniciativas do Programa de Compliance são divulgadas mensalmente através das Compliance News, disponibilizadas em 4 idiomas, português, inglês, espanhol e italiano, para todos os colaboradores, via e-mail e através dos murais das unidades.

Para assegurar, de forma sustentável o Programa “Faça Sempre o Certo”, Controles Internos foram estabelecidos para mitigar riscos, como, monitoramento efetivo de doações de produtos, patrocínios, recebimento e/ou oferta de brindes e entretenimento, entre outros.

Por fim, o processo de Due Diligence de Terceiros conta com uma ferramenta automatizada e desenvolvida especificamente para avaliação de riscos reputacionais de terceiros do setor, que possuímos relações comerciais.

Compromissos Assumidos

A JBS, no Brasil, assume compromissos éticos perante seus acionistas, stakeholders e sociedade. Entre eles, estão os que constam no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, assinado pela companhia em 25 de abril de 2018. O compromisso dispõe sobre:

 
 
ícone de usuários azuis

Informar colaboradores e stakeholders a respeito da Lei Anticorrupção brasileira;

folheto com gráfico de pizza azul

Divulgar e orientar os princípios legais aplicáveis às suas atividades;

ícone de check com engrenagem azul

Atuar junto à cadeia produtiva no desenvolvimento de práticas de integridade e cumprimento de leis;

ícone com mão segurando dois cifrões

Vedar atividades que possam ser caracterizadas como suborno;

ícone de gráfico ascendente

Manter o robusto Programa de Compliance, avançando no seu aprimoramento constante;

ícone de emergência azul

Disponibilizar um canal interno de denúncias;

ícone de usuários azuis

Divulgar de forma transparente as estruturas societárias do seu grupo empresarial;

ícone de livro com mão e um cifrão

Cuidar para que os seus registros contábeis sejam corretos e transparentes.

 

Como parte de sua evolução e engajamento com os principais órgãos, a JBS ingressou no Instituto Ethos e assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção desenvolvido pelo instituto, com o objetivo de propagar boas práticas empresariais e promover um mercado mais honesto e ético. Dentro do instituto, a empresa participa de grupos de trabalho sobre temas relacionados à ética e integridade.

Em 2018, a JBS ficou no topo de todas as empresas do setor alimentício no relatório da organização, sendo classificada como a empresa com as operações internacionais mais transparentes. Saiba mais aqui.