Programa de Compliance e Compromissos

A JBS trabalha para garantir um ambiente ético e íntegro em todos os seus processos. Para isso, atua em todos os mercados orientada pelas diretrizes da Diretoria Global de Compliance, guardiã de processos, políticas, canais e programas que estimulam a ética e a boa conduta nas operações e relações da Companhia.

A companhia criou a Diretoria Global de Compliance no ano de 2017, responsável pelo desenvolvimento do “Faça Sempre o Certo”. Para garantir a independência de atuação, a diretoria se reporta ao Conselho de Administração. O órgão tem subordinadas duas lideranças, sediadas no Brasil e nos Estados Unidos, com equipes responsáveis por processos como avaliação de riscos, due diligence de terceiros, análise de conflitos de interesse, treinamentos e ações de comunicação. Oito Comitês de Ética desdobram as diretrizes na realidade de negócios e áreas específicas.

Comitês de Ética

Para discutir os avanços do Programa “Faça Sempre o Certo” e deliberar sobre temas relacionados ao canal de denúncias, a JBS criou Comitês de Ética para cada Unidade de Negócio. Estes comitês são realizados trimestralmente ou, em caso de necessidade, podem acontecer extraordinariamente, sendo compostos pela Alta Administração da Companhia.

Faça Sempre o Certo

O programa “Faça Sempre o Certo” busca incentivar a manutenção de um ambiente ético e íntegro em todos os processos da companhia, seguindo diretrizes locais e internacionais sobre Compliance, o programa está fundamentado em oito pilares de ação:


Pilares do Programa de Compliance JBS

Ainda em 2017, foram implantados novos canais de denúncia, sendo um para a América do Sul, o Linha Ética JBS, e outro para as demais operações, o JBS Ethics Point. Estes canais estão disponíveis em 11 idiomas, funcionam 7 dias por semana, 24 horas por dia e atendem tanto colaboradores, como terceiros que se relacionam com a empresa.

Em 2018, a Companhia lançou o Código de Conduta e Ética Global, válido em todas as regiões de atuação. Este documento possui diversas diretrizes sobre o que é esperado dos colaboradores em termos de comportamento e cumprimento de políticas internas.

Ao mesmo tempo, também foi lançado o Código de Conduta de Parceiros de Negócios com o objetivo de informar aos nossos terceiros o padrão de conduta esperado.

O pilar Comunicação e Treinamento também é fortemente desenvolvido desde a criação do Programa. Anualmente, dezenas de campanhas de comunicação interna e milhares de horas de treinamentos presenciais e à distância são realizados com foco em temas de Compliance.

Como parte dos mecanismos de controle implantados, atualmente, a JBS possui monitoramento efetivo de doações de produtos, patrocínios, recebimento e/ou oferta de brindes e entretenimento, entre outros.

Outro importante pilar da área, chamado Avaliação Reputacional de Terceiros, está em plena atividade. Para isto, foi desenvolvida uma ferramenta própria e automatizada para a realização das avaliações reputacionais dos terceiros com maior nível de criticidade.

Compromissos Assumidos

A JBS, no Brasil, assume compromissos éticos perante seus acionistas, stakeholders e sociedade. Entre eles, estão os que constam no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, assinado pela companhia em 25 de abril de 2018. O compromisso dispõe sobre:


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Informar colaboradores e stakeholders a respeito da Lei Anticorrupção brasileira;
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Divulgar e orientar os princípios legais aplicáveis às suas atividades;
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Atuar junto à cadeia produtiva no desenvolvimento de
práticas de integridade e cumprimento de leis;
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Vedar atividades que possam ser caracterizadas como suborno;
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Manter o robusto Programa de Compliance, avançando no seu aprimoramento constante;
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Disponibilizar um canal interno de denúncias;

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Divulgar de forma transparente as estruturas societárias
do seu grupo empresarial;
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Cuidar para que os seus registros contábeis sejam corretos e transparentes.

Como parte de sua evolução e participação junto aos órgãos relevantes, a JBS filiou-se ao Instituto Ethos e assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, desenvolvido pelo Instituto com o objetivo de propagar boas práticas empresariais e promover um mercado mais íntegro e ético. Neste mesmo Instituto, a empresa participa de grupos de trabalho sobre temas relacionados a ética e integridade.

No relatório 2018 da organização, a JBS ficou em primeiro lugar entre as empresas do setor de alimentos como detentora da operação no exterior mais transparente. Leia mais aqui