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Qualidade

Inovação

A JBS busca constantemente a diferenciação de mercado com produtos inovadores que atendam as expectativas dos clientes e consumidores. Para lidar com a necessidade de estar sempre atenta às novas demandas, as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das Unidades de Negócios de alimentos atuam em dois setores, in natura e preparados, já que cada um deve atender canais específicos, com demandas próprias e variadas necessidades.


Para otimizar os esforços de desenvolvimento de produtos de maior demanda entre os clientes, a Companhia possui ferramentas de gerenciamento, que auxiliam na avaliação das megatendências mundiais em alimentação, como a redução de sódio e de gordura, a apresentação em porções menores, entre outras.

Outra linha de trabalho adotada pela JBS é a criação de uma metodologia para acompanhar os processos regionais de inovação e possibilitar que os aprendizados adquiridos se tornem disponíveis globalmente, especialmente nas linhas de alimentos preparados e de criação de valor de marca. Esse é um projeto desenvolvido pela Equipe Global de Inovação desde outubro de 2018, com o objetivo de ampliar o compartilhamento de informação, acelerar a inovação com o intercâmbio entre países e criar plataformas globais que favoreçam práticas inovadoras.

A busca contínua pela inovação também se concretiza em outras áreas de Negócio, com diversos investimentos em infraestrutura nas operações, treinamento de equipes, além do desenvolvimento de projetos com foco em ações sustentáveis.

Foram investidos cerca de R$ 16 milhões na área de P&D. O resultado desse compromisso refletiu nas premiações Food Ingredients South America 2018, quando a empresa levou o primeiro e o terceiro lugar na categoria Produto Mais Inovador, e nos reconhecimentos no prêmio Grandes Cases de Embalagem, também com dois destaques:
Lasanha Seara e Seara Rotisserie. Somente no ano de 2018, a Seara conduziu 990 projetos de inovação para os mercados interno e externo.

A linha de frangos especiais também é referência, sendo exportada para os Emirados Árabes sob a marca Seara 100% Natural, ganhou reconhecimentos no display da SIAL Innovation Selection Paris 2018.

O lançamento da marca 1953 Friboi, que simboliza os 65 anos de fundação da JBS e oferece mais de 50 cortes de carne premium, com matéria-prima de origem controlada e selecionada segundo os mais altos padrões de qualidade, ampliou a oferta de carne bovina premium ao consumidor ao incluir as grandes redes de varejo entre os canais de distribuição dos produtos desse segmento, antes restrito ao food service e boutiques de carne. Para desenvolver a marca, a Companhia investiu em tecnologia avançada e conduziu testes de campo e de laboratório com apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Hoje, a 1953 Friboi já está presente em pontos de venda de 15 estados brasileiros.

A Unidade de Negócio promoveu diversos investimentos: na JBS Biodiesel, R$ 5,5 milhões foram investidos na adequação de uma planta para o uso de óleos alternativos. Já na área de colágeno bovino e ingredientes, a NovaProm investiu R$ 1 milhão em P&D para estruturação e treinamento, a fim de melhor atender seus clientes internos e externos. Isso possibilitou, também, a habilitação do Negócio pelo USDA, que permite a exportação dos produtos para os Estados Unidos.

Investimentos em inovação viabilizaram a criação de novos artigos nos segmentos de mobília, calçados e artefatos, além do desenvolvimento de projetos com produtos químicos com baixo nível de toxicidade e redução do impacto ambiental para os segmentos automotivo e de mobília. Além disso, a JBS Couros promoveu a otimização na oferta de químicos nos processos, a redução de consumo de água na ordem de 30% e a diminuição de tempo de processo na ordem de 40% para artigos do segmento automotivo.

Para atender a crescente demanda por produtos orgânicos, empresa desenvolveu sua primeira planta de orgânicos em escala industrial, inaugurada em 2017. Em 2018, a operação atingiu a capacidade de produção de mais de 900 mil aves por semana. Na planta mexicana da Pilgrim´s, foram lançados 30 novos produtos para atender a estratégia de diversificação do portfólio sem perder de vista a qualidade. Na Europa, a empresa lançou, entre outros produtos inovadores, a linha de frango empanado sem glúten e de guisados vegetarianos.