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Sustentabilidade

Saúde e Segurança

O bem-estar e a integridade de seus colaboradores, diretos e indiretos, é um compromisso da JBS. A Companhia entende que é necessário atuar tanto de maneira preventiva como de forma corretiva com o objetivo de eliminar acidentes e oferecer condições de trabalho seguras, incluindo equipamentos de proteção individual e coletiva, melhoria das condições para o desempenho de tarefas, programas de ergonomia e de qualidade de vida.


POLÍTICAS

Como em outros temas, a Gestão da Saúde e Segurança segue os princípios globais, determinados pela JBS, além de programas regionais e planos de ação locais.

A base da disseminação das Políticas de Saúde e Segurança são treinamentos e educação. As ações nesse sentido envolvem orientação de novos colaboradores em diversos idiomas, treinamento específico de tarefas, reuniões departamentais de segurança e atualizações mensais. Há ainda procedimentos de investigação de incidentes para ajudar a prevenir, reduzir, mitigar ou eliminar lesões, doenças e fatalidades. Essa prática garante planos de ação corretivos mais eficazes.

PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA E SAÚDE NA JBS

  • Motivar, conscientizar, desenvolver, treinar e qualificar os colaboradores, tornando-os responsáveis por assegurar e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • Agir na antecipação e prevenção de ocorrências de acidentes, entendendo que todo acidente pode ser evitado;
  • Buscar a melhoria contínua em processos, máquinas e equipamentos, promovendo ações de controle para eliminar ou minimizar a ocorrência de incidentes;
  • Assegurar o cumprimento de requisitos legais, Programa de Segurança e Saúde de Auto-Gestão e outros quesitos aplicáveis a segurança e saúde;
  • Construir e disseminar a cultura de Segurança e Saúde como valor por meio da liderança como exemplo, responsabilidade individual e vigilância compartilhada.

Gestão

A JBS possui equipes especializadas para tratar de Saúde e Segurança, que são responsáveis por mapear riscos, avaliar necessidades de investimento e estabelecer ações corretivas para suas respectivas Divisões de Negócios. Além disso, a Companhia investe em treinamentos para que todos estejam aptos às suas funções. Todas as Unidades da JBS contam com Brigada de Emergência.

2019 2018 2017
Investimentos (milhões R$) 168,9 170,0 130,8
Nº funcionários treinados 91.901 75.248 n/d*

*n/d = não disponível

NA PRÁTICA

Os principais indicadores de segurança são acompanhados diariamente, semanalmente e mensalmente para que as decisões sobre Saúde e Segurança sejam tomadas rapidamente com a máxima prioridade.

A checagem de metas ocorre mensalmente em todas as Unidades e Divisões de Negócio, a evolução dos indicadores da taxa de frequência e da taxa de gravidade e ações de melhorias são demonstradas a todos os colaboradores. Da mesma forma, há o acompanhamento dos planos de ação de acidentes e verificação das pendências das não conformidades legais apontadas nas inspeções de segurança ISS, assim como dos indicadores dos treinamentos obrigatórios em cada função.

A condução desses temas em cada uma das unidades produtivas é feita de acordo com o Programa de Segurança e Saúde de Autogestão (PSSAG), que reúne normas e princípios voltados a padronização dos procedimentos, processos internos, programas em linha com as legislações de segurança e saúde ocupacional.

O PSSAG tem como objetivo estimular a realização de ações preventivas e o monitoramento da saúde dos colaboradores por meio dos exames ocupacionais. Também busca promover a adoção de hábitos saudáveis, por meio de campanhas corporativas. Anualmente, são realizadas duas campanhas nacionais, com temas relevantes para a saúde e o bem-estar das suas equipes, além de campanhas pontuais em cada planta.

No Brasil, a JBS realiza auditorias estruturadas baseadas na legislação e nos procedimentos internos. Todas as não conformidades são acompanhadas nos comitês de segurança, em nível local, e no comitê corporativo, composto por todos os diretores de RH dos negócios e gestores do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que analisa os dados de todas as Divisões e das fiscalizações de auditores do Ministério do Trabalho e auditorias independentes de clientes da Companhia.

Todos os colaboradores da JBS são representados pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS), que possuem o objetivo de auxiliar o SESMT na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e na busca a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores. As CIPAS observam e expõem as condições de riscos nos ambientes profissionais, solicitam medidas para diminuição, extinção ou neutralização dos riscos existentes, debatem os acidentes ocorridos e solicitam medidas que previnam acidentes semelhantes aos anteriores.