Grupos de Trabalho e Associações
A JBS participa como filiada de associações e sindicatos do setor de alimentos e faz parte de algumas das principais entidades de classe e de promoção da Sustentabilidade nos países onde opera.
Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável
+Instituto Ethos
+Instituto Pacto Nacional pelo Fim do Trabalho Escravo
+Tropical Forest Alliance (TFA)
+Leather Working Group (LWG)
+Coalizão Embalagens
+Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
+Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
+Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS)
O GTPS foi criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009. O Grupo de Trabalho é formado por representantes de todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina, como produtores, indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, instituições financeiras, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.
O principal objetivo do GTPS é debater e formular os princípios, padrões e práticas comuns adotadas pelo setor com a premissa de construir uma pecuária sustentável, justa, ambientalmente correta e economicamente viável. A partir do nosso exemplo, atualmente, há mesas redondas sobre pecuária sustentável sendo criadas em outros países, como Estados Unidos, Colômbia, Uruguai, México, Austrália, Argentina e Paraguai. Outras já estão com muitas atividades em andamento, como a Mesa Redonda Global e a Mesa Redonda Canadense.
Instituto Ethos
A JBS assinou o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção com o objetivo de propagar boas práticas empresariais e promover um mercado mais íntegro e ético. Neste mesmo Instituto, a JBS participa de grupos de trabalho sobre temas relacionados à ética e integridade.
Instituto Pacto Nacional pelo Fim do Trabalho Escravo
O Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) foi criado para fortalecer e ampliar as ações realizadas pelo Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, de 2005. Tem como missão promover a prevenção e a erradicação do trabalho escravo no Brasil nas cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais, por meio da gestão do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.
Instituto Pacto Nacional pelo Fim do Trabalho Escravo
O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema.
Hoje reúne cerca de 70 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a cerca de 45% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos.
Leather Working Group (LWG)
O objetivo do LWG, composto pelas diversas partes envolvidas, é desenvolver e manter um protocolo que avalie a conformidade ambiental e capacidade de desempenho de curtidores e produtores de couro, além de promover práticas empresariais ambientais sustentáveis e adequadas dentro da indústria do couro.
O grupo trabalha de forma transparente, envolvendo fornecedores, marcas, varejistas e especialistas técnicos dentro da indústria de couro, ONGs, instituições acadêmicas e outras organizações de partes interessadas.
Coalizão Embalagens
Formada em 2012, é o grupo de 14 organizações representativas do setor empresarial que assinou em 2015 um acordo setorial federal para implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral e atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Tropical Forest Alliance (TFA)
Tropical Forest Alliance (TFA) é uma plataforma de parceria multisetorial, iniciada para apoiar a implementação de compromissos do setor privado para remover o desmatamento da cadeia do óleo de palma, carne bovina, soja e papel e celulose. Organizado pelo Fórum Econômico Mundial, trabalha com governos, setor privado e atores da sociedade civil, povos indígenas, comunidades e organizações internacionais para catalisar parcerias de alto impacto para reduzir o desmatamento e construir um futuro positivo na floresta.
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multisetorial, composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes de peso do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, proteína animal, entre outras. Todas essas forças se uniram para tratar das questões decorrentes das mudanças climáticas sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa (GEE).