Compromisso

O grande desafio contemporâneo é atender às necessidades alimentares e nutricionais da crescente população global por meio de um modelo sustentável e que permita viver em equilíbrio com o planeta. Para isso, é preciso maximizar o uso eficiente dos recursos naturais existentes, assim como incorporar as mais recentes tecnologias, inovações e práticas responsáveis em todos os sistemas de produção de alimentos ao redor do mundo.

A JBS está empenhada em ajudar a sociedade a enfrentar esse desafio global de maneira ambientalmente responsável, trabalhando duro para melhorar a eficiência de nossas operações, minimizar nossa pegada ambiental e fornecer para milhões de consumidores opções nutritivas de proteína todos os dias.

Na prática, este compromisso se manifesta por meio de três vertentes:



Ecoeficiência dos processos industriais

Nossa abordagem de gestão é focada na eficiência operacional, inovação e conformidade com leis e regulamentos ambientais aplicáveis. Promovemos um modelo de melhoria contínua e reconhecemos que a proteção ambiental e a conservação de recursos fornecem valor e segurança às gerações atuais e futuras.

A JBS, no Brasil, possui um plano anual de investimentos para melhorias ambientais com foco no tratamento de efluentes, no gerenciamento de resíduos sólidos, nas emissões atmosféricas e de gases de efeito estufa (GEE) e na gestão no uso de água. Esse plano é traçado com base em um amplo diagnóstico ambiental realizado pela Companhia para identificar oportunidades de melhorias dos indicadores ambientais das unidades processadoras no Brasil. O Plano de Investimentos é atualizado anualmente e conta com uma extensa lista de projetos já concluídos.

A observação desses princípios no dia a dia da Companhia é orientada pela Política de Meio Ambiente, que apresenta padrões e boas práticas a serem aplicadas e divulga os pontos de monitoramento e controle ambiental para que se obtenha uniformidade de ações e rotina entre todas as plantas produtivas.



A JBS possui um sistema informatizado que realiza o gerenciamento dos indicadores de meio ambiente e sustentabilidade das unidades produtivas, como uso de água, geração e análise de efluente, consumo de energia, geração de vapor, geração de resíduos, transporte, gases refrigerantes, dados de produção, dados de emissão de gases de efeito estufa, entre outros. Esse sistema é alimentado pelas equipes de cada uma das unidades de forma periódica. Com isso, é possível acompanhar o desempenho das plantas e relacionar às metas de redução de consumo e geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos da Companhia, permitindo melhor gestão para elaboração de planos de prevenção e redução de impactos ao ambiente.

O nosso Sistema de Gestão Ambiental, auditado internamente, se baseia nas especificações da ISO 14001. No Brasil, porém, a JBS conta com a certificação ISO 14001 para as unidades de Itapiranga/SC, Ipojuca/PE 1, Gaspar/SC 2 e Campo Grande/MS 3. Dessas unidades nascem as ferramentas de gestão de meio ambiente da Companhia no país e é de onde são disseminadas as melhores práticas e modelo de gestão para as demais plantas.

1Produção de óleos vegetais, gorduras vegetais e margarinas

2Produção de Óleos vegetais, Gorduras vegetais, Margarinas, Cremes vegetais e Maionese

3Escopo de certificação: Produção de cortes, recortes e miúdos, congelados e resfriados; bucho, tripas e subprodutos (farinha de carne e ossos, sebo e sangue in natura). Produção de congelados derivados de carne, hambúrguer, almôndega, kibe e carne moída.