Gestão da Água

A gestão dos recursos hídricos está na base da cadeia produtiva JBS, é essencial para a produção animal e vegetal (alimento da cadeia animal), além de assegurar os padrões sanitários dos processos e dos produtos, assim como a higienização de áreas, dos equipamentos e dos utensílios.

O uso sustentável desse recurso é, portanto, uma prioridade de todas as unidades da Companhia, assim como o desenvolvimento de estratégias e projetos para garantir a máxima eficiência no uso e reuso de água, além de minimizar a necessidade de novas fontes de captação.

As rotinas de trabalho no Brasil seguem o Programa de Gestão Sustentável de Água (PGSA), que é supervisionado por um Comitê. O Programa inclui entre suas atribuições:

  • Identificar as unidades da JBS e as microbacias hidrográficas críticas e prioritárias;

  • Desenvolver projetos, definir alocação de investimentos e estabelecer metas de redução no consumo de água nos processos produtivos;

  • Engajar lideranças e colaboradores;

  • Elaborar soluções inovadoras para o reuso da água.

Reconhecemos que a escassez de água é uma questão importante e que este é um recurso fundamental para garantir o suprimento global de alimentos constante, consistente e de alta qualidade. Adotamos nossa responsabilidade de reduzir o uso de água e nos esforçamos para melhorar nossos monitoramentos em cada instalação da JBS e priorizando as reduções de uso, preservando nossos altos padrões de segurança alimentar e condições sanitárias.

A Companhia também reporta anualmente sua performance e gestão de água para o CDP Água.

Para saber mais sobre os dados reportados da performance em Gestão da Água, acesse a Central de Indicadores da JBS.




CICLO DA ÁGUA NA JBS