Garantia de Origem
A JBS tem consciência do seu papel de referência na cadeia de valor, que começa pela compra responsável de matéria-prima, influenciando a cadeia de forma transversal desde a adoção de boas práticas pelos fornecedores até a qualidade final dos produtos.
Por isso, a aquisição de matéria-prima é pautada pelos princípios da compra responsável, que envolve não apenas a conformidade com os regulamentos e legislações de cada país, mas também as práticas de referência no setor.
Invasão de Terras Indígenas
Invasão de Unidades de Conservação
Embargo Ambiental
Territórios Quilombolas
Envolvimento em crimes Hediondos
Trabalho análogo à escravidão
Riscos repuacionais à JBS
Desmatamento
A JBS realiza anualmente auditoria independente sobre sua Política de Compra Responsável e os resultados são publicados. Ao identificar fazendas que não cumprem quaisquer dos critérios socioambientais da Companhia e do Compromisso Público da Pecuária, o sistema bloqueia o cadastro comercial do fornecedor, impossibilitando qualquer operação de compra até que a situação seja regularizada. Toda a compra de gado e o próprio Sistema de Monitoramento Socioambiental são anualmente auditados por empresa terceira, de forma independente. Conheça mais da gestão da JBS na cadeia de bovinos.
Já nos Estados Unidos e no Canadá, os fornecedores de gado devem assinar uma declaração indicando o cumprimento das regulamentações governamentais e programas de certificação de bem-estar animal, como o Beef Quality Assurance (BQA) ou equivalente.
Na Austrália, é exigida uma Declaração Nacional de Fornecedores (NVD, na sigla em inglês). Além disso, os animais, antes de deixarem a propriedade onde nasceram, devem ser identificados com um dispositivo aprovado pelo Sistema Nacional de Identificação Pecuária (NLIS).
A garantia de origem de aves é dada pela parceria entre a Companhia e os produtores integrados, que inclui o fornecimento de todos os insumos, apoios técnicos e veterinários. Quanto aos suínos, além do trabalho conjunto com os produtores, as aquisições atendem a todas as exigências legais do país de origem.
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2024
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2023
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2022
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2021
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2020
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2019
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2018
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2017
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2016
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2015
Relatório de Auditoria do Sistema de Monitoramento Socioambiental – 2014
Conheça também a Política de Uso da Terra da companhia no Brasil.