fundo parallax

A JBS

JBS Novos Negócios

Com 11 Unidades de Negócio no Brasil, a JBS Novos Negócios reúne as operações que transformam os coprodutos e materiais não aproveitados do processamento da carne bovina, suína e de aves em produtos de alto valor agregado, como biodiesel, colágeno, envoltórios para embutidos, rações, insumos fármacos, materiais de higiene e limpeza, entre outros, comercializados no mercado brasileiro e exportados para mais de 20 países. Além disso, inclui empresas de serviços estratégicos para a JBS, nos segmentos de embalagens metálicas, trading, transportes, reciclagem e gestão de resíduos.

Dessa forma, as empresas promovem a economia circular e geram valor à JBS, contribuindo para a estratégia de sustentabilidade e possibilitando 100% de aproveitamento da matéria-prima utilizada em suas operações. Isso representa um importante ganho em eficiência econômica para a organização e estimula a adoção de práticas sustentáveis na cadeia produtiva, além de promover de forma significativa a inovação dentro da Companhia.

JBS Ambiental

Oferece produtos e soluções a partir de resíduos industriais, como plásticos, madeiras e metais. Parte desses produtos retorna para as plantas da JBS em forma de sacos de lixo, lonas, sacolas ou capas plásticas. Também é responsável por gerenciar e tratar os resíduos sólidos pós-industriais não recicláveis, garantindo que tenham a destinação correta. Para isso, utiliza um sistema de rastreamento, desde a origem até a disposição final. A JBS Ambiental conta com oito centrais de resíduos, localizadas em Andradina (SP), Barretos (SP), Ituiutaba (MG), Campo Grande (MS), Naviraí (MS), Goiânia (GO) e Lins (SP). Somente na unidade de produção de Lins são processadas mensalmente 260 toneladas de diversos tipos de plástico, que são transformadas em resinas plásticas recicladas, matéria-prima para fabricação de novos produtos plásticos. Em 2018, produziu cerca de 3 mil toneladas de resinas plásticas recicláveis e gerenciou mais de 14 mil toneladas de resíduos sólidos, entre plásticos, metais, papéis e materiais perigosos e não recicláveis coletados.

JBS Biodiesel

Com duas fábricas, localizadas em Campo Verde (MT) e Lins (SP), é a maior produtora mundial verticalizada de biodiesel a partir de sebo bovino. Com a evolução do negócio, outros tipos de resíduos passaram a ser utilizados como matéria-prima, como o óleo de cozinha usado reciclado.

JBS Embalagens Metálicas

Com duas fábricas localizadas no interior de São Paulo, em Lins e Barretos, produz latas de aço para produtos que precisam de proteção contra ações físicas, químicas e biológicas, como a indústria alimentícia. É uma das maiores fabricantes do segmento na América Latina, com capacidade de produção anual de aproximadamente 1 bilhão de latas. Nos últimos anos, tem investido no aumento do seu portfólio, incluindo itens como latas para carnes pré-cozidas (luncheon meat), para sardinha e atum (repuxadas), além de expandir sua atuação no segmento de vegetais e atomatados, entre outros. A empresa também produz embalagens aerossol, segmento que também se tornou foco para o crescimento do negócio.

Higiene e Limpeza

É a principal produtora de sabonetes e sabões em barra no segmento B2B, atendendo as principais marcas de higiene e beleza do Brasil, além de clientes na Nigéria, Cabo Verde, Angola, Cuba, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai, Venezuela e Uruguai. Sua fábrica, localizada em Lins (SP), produz ainda massa base para sabão e sabonetes de origem vegetal ou animal e glicerina.

Novaprom

Pioneira na produção e líder mundial de colágeno bovino, tem capacidade de produzir anualmente em sua fábrica de Guaiçara (SP) cinco mil toneladas de colágeno e quatro mil toneladas de ingredientes funcionais para produtos industrializados. A unidade de negócios atende diversos setores, como os de produtos cárneos, processados in natura, panificação, cosméticos e farmacêuticos. As exportações respondem por boa parte do seu faturamento e, nos últimos anos, a empresa conquistou novos mercados nas Américas, Ásia, África, Oceania e Europa.

JBS Natural Casings

Maior produtora de envoltório natural de origem bovina do mundo, tem duas unidades de processamento no Brasil, em Goiânia (GO) e Ituiutaba (MG), que atendem as principais indústrias de alimentos no mundo. Reconhecida internacionalmente pela capacidade de fornecimento, qualidade e rastreabilidade de seus produtos, que são usados na fabricação de embutidos, como salames e linguiças, possui 100% de sua matéria-prima controlada desde a origem. Parte de sua produção é destinada também para a fabricação de cordas de instrumentos musicais, raquetes de tênis e fios cirúrgicos, entre outros itens.

Orygina

Produção de insumos para a indústria farmacêutica com foco no desenvolvimento de matéria-prima para centros de pesquisas, desenvolvimento molecular, terapias genéticas e vacinas. A unidade produtiva, localizada em Campo Grande (MS), é estado da arte em termos de instalação e tecnologia. A fonte de suprimentos é a própria JBS, com produtos 100% rastreados.

JBS Feed Solutions

Com uma fábrica, localizada em Campo Grande (MS), produz plasma e hemácias em pó, processadas a partir do sangue bovino adulto resfriado, para atender 100% da demanda das unidades da própria JBS. Esses materiais, de grande valor nutritivo, servem como ingredientes para a fabricação de rações para aves e suínos.

JBS Trading

É responsável pela comercialização de matérias-primas nos segmentos alimentício, higiene e limpeza e biodiesel. Entre os produtos que gerencia, estão óleos vegetais, gorduras animais e produtos químicos.

JBS Transportadora

Com uma frota própria 100% rastreada e com controle de telemetria em tempo real de cerca de 1,1 mil caminhões, atende as demandas da JBS e de clientes externos por meio de 35 filiais distribuídas no Brasil.

TRP Caminhões Seminovos

Atua na aquisição de veículos novos para as empresas JBS e na venda de caminhões e carretas seminovas, com movimentação média anual de 2 mil placas.