JBS Couros

A JBS criou sua divisão de couros em 2009 como uma importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades fabris e cinco centros de distribuição, em quatro continentes. Atualmente, a unidade de negócios conta com cerca de 7.600 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios Wet Blue, Wet White, semi e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos.

O acesso privilegiado à matéria-prima, a proximidade dos principais rebanhos comerciais do mundo, as plataformas de produção e a distribuição nos maiores mercados consumidores contribuem para que a JBS Couros seja referência no mercado e tenha mais proximidade de empresas que precisam de alta capacidade produtiva, qualidade, garantia de entrega e segurança em parcerias duradouras.

Produtos

A JBS Couros produz couros Wet Blue, Wet White, semi e acabado para três segmentos distintos: automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Cada um destes setores possui necessidades próprias e, para garantir que eles sejam atendidos de forma eficiente, equipes dedicadas estão presentes desde o trabalho de pesquisa e desenvolvimento até a prestação de serviços e atendimento ao cliente final.          

A seleção da matéria-prima também tem papel importante no atendimento dessas necessidades, além da ampla disponibilidade da mesma que permite que as características apropriadas para cada segmento sejam separadas e processadas para cada mercado.

A prioridade da JBS Couros é acompanhar todos os processos, desde o cuidado com o transporte, manejo de animais e abate, até o processo de preservação e envio das peles para o curtume. Inspetores treinados estão presentes nos frigoríficos para garantir que essas etapas sejam cumpridas com o uso de técnicas e equipamentos adequados para evitar danos ao couro e promover a melhoria no produto final.

Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias mundiais.

Unidades - Wet Blue

Barra do Garças – MT

Cacoal – RO

Colíder – MT

Colorado do Oeste – RO

Marabá – PA

Naviraí – MS

Nova Andradina – MS

Pedra Preta – MT

Porangatu – GO

São Luís de Montes Belos – GO

Cactus – Texas, USA

Unidades - Semi e Acabamento

Cascavel – CE

Itumbiara – GO

Lins – SP

Uberlândia – MG

Montenegro – RS

Conceria Priante – Itália

Hoi Chi Minh – Vietnã

Magdalena – Argentina

Montevidéu – Uruguai

Centros de Distribuição / Escritórios Comerciais

Campo Grande – MS

Arzignano – Itália

Dongguan – China

Hickory – EUA

Hong Kong – China

 

Terminal Portuário

Santos-SP

Laboratórios

Os laboratórios da JBS Couros são altamente equipados para permitir a verificação fiel da qualidade e segurança do produto produzido na empresa. São realizados testes nos três estágios de produção (curtimento, recurtimento e acabamento), assegurando o atendimento das mais altas demandas dos diferentes mercados internacionais.

O treinamento e atualização periódica das equipes laboratoriais garantem a rigorosa aplicação e acompanhamento de métodos reconhecidos internacionalmente, o que garante tranquilidade aos clientes pela confiança de que todos os couros trabalhos na JBS são testados em todos os lotes de produção.

A segurança e padronização obtida nos testes laboratoriais não fica dedicada somente à produção, sendo que testes diários são realizados nos processos de tratamento de efluentes para garantir a eficiência destes processos, evitando quaisquer danos ao meio ambiente e atendendo os parâmetros exigidos pela legislação, assim como por outras iniciativas independentes como o Leather Working Group, que é uma instituição formada por grandes marcas internacionais, fornecedores, varejistas e empresas da indústria do couro, e que foi criada para desenvolver e manter um protocolo que avalia o desempenho ambiental da indústria coureira no mundo, promovendo as melhores práticas existentes.

Certificações

Leather Working Group (LWG)       

UNIDADE

STATUS

Cascavel

Ouro

Itumbiara

Bronze

Lins

Prata

Uberlândia

Prata

Montenegro

Bronze

Magdalena

Prata

Colider

Ouro

Cacoal

Ouro

Colorado do Oeste

Ouro

Nova Andradina

Ouro

Naviraí

Ouro

Pedra Preta

Ouro

Barra do Garças

Ouro

Porangatu

Ouro

São Luis de Montes Belos

Ouro

 

Marabá

 

Ouro

 

Grande

 

Trader A – 100%

 

Ho Chi Minh

 

Trader A – 99,86%

 

IATF 16949:2016

Montevideo – Uruguai

ISO 9001-2015

Barra do Garças – MT

Cacoal – RO

Cascavel – CE

Itumbiara – GO

Lins – SP

Montenegro – RS

Navirai – MS

São Luis de Montes Belos – GO

São Paulo – SP

Uberlândia – MG

Magdalena – Argentina

Conceria Priante

ISO 9001:2015

ISO 14001:2015

OHSAS 18001:2007

Sustentabilidade

Na JBS Couros a sustentabilidade começa cedo, com um complexo e pioneiro sistema de monitoramento socioambiental e de rastreabilidade que permite o controle sobre a origem dos couros processados pela empresa.

Técnicas de produção mais limpa, novas tecnologias e capacitação profissional propiciam a utilização mais eficiente das matérias-primas e recursos naturais, além de reduzir a geração de resíduos e minimizar o impacto ambiental.

O controle por meio de indicadores ambientais arrojados, inventários de emissões, participação em iniciativas independentes e certificações internacionais como o GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), GRSB (The Global Roundtable for Sustainable Beef), Carbon Disclosure Project, GHG Protocol e Leather Working Group, traz transparência ao mesmo tempo em que promove avanços em nossa cadeia de fornecimento e melhorias em nossos processos.

A JBS Couros possui 16 unidades certificadas pelo Leather Working Group, sendo 14 medalhas de ouro e duas de prata, todas com nota A para o quesito rastreabilidade, demonstrando o reconhecimento internacional da eficiência ambiental de seus processos e controle das matérias-primas usadas.

Todos os projetos de sustentabilidade da unidade de negócios são coordenados por um comitê de sustentabilidade, que é responsável por desenvolver trabalhos na identificação e difusão de processos mais eficientes, promovendo um progresso contínuo das operações. Em paralelo, o time da JBS Couros mantém um trabalho constante na busca por novas soluções, com o objetivo de manter a empresa alinhada com as exigências do mercado internacional e as melhores práticas ambientais.

Substâncias Restritas

A segurança dos processos e produtos da JBS Couros é uma preocupação constante e está presente nos mínimos detalhes de suas operações. Uma política de substâncias restritas própria permite o controle de todos os insumos químicos utilizados nas unidades, promovendo o uso adequado em linha com as melhores práticas de mercado.
O trabalho feito em parceria com as principais indústrias químicas mundiais, participação em fóruns internacionais de debate, investimentos em pesquisa e um completo cronograma de testes laboratoriais permitem a avaliação constante do que entra e sai das unidades, garantindo a conformidade com as principais regulamentações internacionais e melhores práticas ambientais.

A atualização semestral desta política permite o contínuo alinhamento com as exigências do mercado global  e confere tranquilidade para as empresas que procuram qualidade aliada a segurança dos produtos.

RELACIONADO