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Comunicação

Trabalho remoto mais saudável

 

Estabeleça um bom planejamento diário para organizar, orientar e
equilibrar suas atividades, para que você possa atingir a melhor produtividade

Troque o pijama por uma roupa adequada
Ao contrário do que ocorre no ambiente corporativo, trabalhar de casa não requer uma produção especial. Mas nem por isso você deve ficar de pijama o dia todo. Afinal, as roupas (e seus estilos) têm influência direta no comportamento da mente e ajudam a estabelecer limites entre produtividade e relaxamento. Sendo assim, procure eleger um visual que equilibre a situação. Para tanto, a dica é separar as peças na noite anterior, a fim de agilizar a escolha e manter seu propósito. Além disso, use um despertador para definir seu tempo de café da manhã e almoço. Da mesma forma, siga um plano alimentar balanceado, com horários claramente definidos para lanches e refeições.

Inicie cada dia com uma nova busca por conhecimento
Frequentemente, o contato direto com colegas de trabalho proporciona importantes formas de colaboração e trocas relacionadas a experiências e aprendizados. Porém, em home office, estas situações que ajudam a cultivar vínculos com a equipe têm se tornado mais raras. Assim, ao trabalhar sozinho, é importante reservar um momento para criar oportunidades de autoinstrução e inspiração. Para isso, o ideal é começar sua jornada dedicando-se à busca de conhecimento. Afinal, é possível aprender algo novo todos os dias sem sobrecarregar a agenda. Inclusive com a ajuda de podcasts, que garantem atualização e inspiração de maneira produtiva.

Evite distrações
Depois de praticar esse momento de “lazer produtivo”, a ordem é focar nas tarefas profissionais. Portanto, desligue a TV, silencie notificações pessoais do celular e feche todas as abas não relacionadas ao trabalho no computador. Caso divida o ambiente físico com outras pessoas, como a família, explique que estará indisponível durante seu horário de expediente.

Mantenha a disciplina em relação aos seus horários
Algumas das vantagens do são ausência de trânsito para chegar ao escritório e maior flexibilidade de horários. Porém, quem não consegue cumprir uma escala fixa corre o risco de comprometer a execução do seu cronograma. Diante disso, você poderá não apenas perder prazos, como acabar ultrapassando sua carga horária diária ou semanal. Logo, mesmo sem sair de casa, tenderá a sentir os sintomas do estresse e da ansiedade. Por isso, também é ideal que você não misture atividades domésticas e profissionais. Assim, evite lavar louça, estender roupa ou fazer faxina durante o expediente de .

Adote um ritual de separação
Outro efeito do teletrabalho e da falta de horários fixos é a dificuldade de determinar o fim do expediente. Portanto, estabelecer um ritual de encerramento pode ser fundamental para você conseguir desligar o computador e limitar sua jornada. Para isso, considere incluir outra atividade habitual em na agenda diária. Pode ser um treino, programa de TV ou outra situação que redirecione sua energia para algo pessoal, social ou familiar. Entretanto, é crucial que essa atividade seja repetida diariamente até que se transforme em hábito.

Comemore suas vitórias e cultive o sentimento de propósito
Certamente, em um ambiente corporativo é muito mais fácil vivenciar o sentimento de pertencimento. Afinal, você está cercado por colegas que compartilham os mesmos objetivos e buscam os mesmos resultados. Porém, não ter alguém fisicamente ao seu lado não é motivo para deixar de comemorar fatos positivos em sua carreira. Assim, mesmo que possa parecer difícil cultivar remotamente este senso de propósito, pratique a celebração de suas vitórias. Afinal, fazer o que você considera ser um ótimo trabalho também é uma maneira de construir seu legado.

Fonte: https://www.iplacecorp.com.br/trabalho-remoto-7-dicas-para-manter-uma-rotina-saudavel/