Desenvolvido pela JBS Biodiesel em parceria com a JBS Ambiental, o programa Óleo Amigo recuperou em 2019 [...]

fundo parallax

Comunicação

Originação realiza primeiro encontro virtual da Campanha Zero Resíduo

Ação reuniu pecuaristas para bate-papo sobre a importância do período de
carência dos medicamentos, antes de comercializar o gado

Dando continuidade às reuniões da Campanha Zero Resíduo da Originação Friboi, a Unidade de Lins-SP reuniu fornecedores parceiros para promover a conscientização sobre a importância do período de carência dos medicamentos, antes de comercializar o gado. Os encontros foram iniciados em agosto do ano passado e realizados presencialmente nas Unidades de Confresa, Anastácio, Naviraí, Goiânia, Mozarlândia e Vilhena. Esse foi o primeiro encontro online e reuniu mais de 20 pecuaristas e especialistas do ramo.

A programação contou com apresentações de Carlos Silva, especialista em Bem-Estar Animal da Friboi, Adriana Tunin, consultora em Pecuária da MSD, e Henrique Soares, coordenador da Allflex, que deram detalhes sobre boas práticas e a importância de seguir os procedimentos corretos na medicação dos animais.

“Essa reunião virtual foi muito importante para que nossos parceiros pudessem entender um pouco mais sobre o período de carência (tempo entre a última medicação recebida pelo gado e a sua venda) e evitar perdas para toda a cadeia de produção: pecuaristas (suspensão da aprovação do fornecedor), indústria (perda de aprovação de mercados) e consumidor final (riscos para a saúde)”, explicou Douglas Castro, gerente de Originação de Lins-SP.

“Desenvolvemos essa ação para munir nossos parceiros de informações claras de como reduzir o risco de conter resíduo no gado. As reuniões virtuais têm sido uma excelente ferramenta para mantermos essa conexão com nossos parceiros. Com esses encontros online, temos feito as informações chegarem de forma objetiva, pontual e direta. O produto Friboi é muito seguro, nossa cadeia é muito segura, mas queremos deixá-la cada vez melhor”, explicou Fábio Dias, diretor de Relacionamento com o Pecuaristas da Friboi.

O evento foi encerrado com um espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas.

Além de oferecer informação, a Originação Friboi fornece ferramentas para garantir Zero Resíduo no gado: serão enviados para os parceiros, via correio, kits especiais com brincos e aplicadores, adesivos para fixar nas caixas e frascos dos medicamentos, caneta para controlar quando o medicamento foi aplicado e quando o animal poderá ser vendido e pôster com a lista dos principais medicamentos e período de carência, para fixar no curral ou farmácia da fazenda.

A campanha Zero Resíduo é realizada em parceria com a Friboi, MSD Saúde Animal e AllFlex, com o apoio do SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal).