Desenvolvido pela JBS Biodiesel em parceria com a JBS Ambiental, o programa Óleo Amigo recuperou em 2019 [...]

fundo parallax

Comunicação

JBS consolida boas práticas de Bem-Estar Animal

A empresa está entre as companhias brasileiras mais bem avaliadas do segmento de proteína animal, segundo ranking divulgado pela organização internacional BBFAW

O principal indicador de bem-estar animal do mundo, elaborado anualmente pela Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), posicionou a JBS entre as empresas brasileiras mais bem avaliadas do segmento de proteína animal. “Este resultado reflete o compromisso da empresa com o tema, que tem destinado cada vez mais investimentos para aprimorar as atividades realizadas no campo e na indústria”, ressalta Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS.

Em 2019, a JBS investiu quase R$ 500 milhões para avançar nesta agenda. O valor representa um salto superior a 400% da cifra investida em 2018. Além de promover melhorias na cadeia de produção, parte deste recurso também foi destinado ao treinamento dos colaboradores da Companhia em todo o mundo. Dois dos principais negócios da JBS no Brasil, a Friboi e a Seara, apostaram fortemente na melhoria e aperfeiçoamento das práticas de bem-estar animal desempenhadas no campo, indústria e transporte dos animais.

Entre as medidas mais recentes adotadas pela JBS no Brasil destacam-se a aquisição de uma nova frota de carretas projetadas para assegurar maior conforto aos animais durante o transporte do gado das fazendas às Unidades; melhorias em equipamentos e instalações industriais; parceria com universidades para ampliar e aprofundar estudos relacionados ao tema; e o patrocínio da produção de materiais educativos para conscientizar ainda mais os pecuaristas sobre a importância das boas práticas de bem-estar animal.

Outro ponto de destaque foi a evolução da Seara em seu compromisso com o uso de gaiolas de gestação coletiva para matrizes suínas, que proporcionam mais conforto quando comparado às baias individuais, que atingiu 58% da produção da empresa em 2019. O objetivo da empresa é atingir 100% da produção neste sistema até 2025, conforme previsto em compromisso público assumido em 2015. “As melhores práticas de bem-estar animal guardam estreita relação com o sucesso das nossas operações. A JBS trata esse tema com extremo rigor. Para nós, é gratificante ver o trabalho da JBS refletido no BBFAW”, conclui Nappo.

Gestão

As boas práticas de bem-estar animal da JBS integram a estratégia de sustentabilidade da Companhia, cujo objetivo é alcançar uma produção de qualidade cada vez melhor, respeitando o meio ambiente, fazendo o uso consciente dos recursos naturais e reduzindo a geração de resíduos. A empresa conta com procedimentos de bem-estar animal em todas as suas unidades, que estão de acordo com padrões nacionais e internacionais e são baseados no respeito às cinco liberdades fundamentais dos animais (livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse).

Para gerenciar o tema, a empresa possui equipes especializadas em cada tipo de proteína que trabalha (aves, suínos e bovinos) e adota técnicas que são constantemente aprimoradas de acordo com as melhores práticas de mercado. Além disso, a JBS também mantém um Comitê de bem-estar Animal, constituído em 2017, que tem como responsabilidade estabelecer diretrizes que possam fazer com que o tema esteja em constante evolução na Companhia.