Inovação
A JBS busca constantemente a diferenciação de mercado com produtos inovadores que atendam as expectativas dos clientes e consumidores. Para lidar com a necessidade de estar sempre atenta às novas demandas, as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das Unidades de Negócios de alimentos atuam em dois setores, in natura e preparados, já que cada um deve atender canais específicos, com demandas próprias e variadas necessidades.
Para otimizar os esforços de desenvolvimento de produtos de maior demanda entre os clientes, a Companhia possui ferramentas de gerenciamento, que auxiliam na avaliação das megatendências mundiais em alimentação, como a redução de sódio e de gordura, a apresentação em porções menores, entre outras.
Outra linha de trabalho adotada pela JBS é a criação de uma metodologia para acompanhar os processos regionais de inovação e possibilitar que os aprendizados adquiridos se tornem disponíveis globalmente, especialmente nas linhas de alimentos preparados e de criação de valor de marca. Esse é um projeto desenvolvido pela Equipe Global de Inovação desde outubro de 2018, com o objetivo de ampliar o compartilhamento de informação, acelerar a inovação com o intercâmbio entre países e criar plataformas globais que favoreçam práticas inovadoras.
A busca contínua pela inovação também se concretiza em outras áreas de Negócio, com diversos investimentos em infraestrutura nas operações, treinamento de equipes, além do desenvolvimento de projetos com foco em ações sustentáveis.
A Seara foi a primeira grande empresa alimentícia no País a oferecer uma linha completa de produtos feitos 100% com proteína vegetal – a Incrível Seara, já se tornou líder, com 58% de mercado em hambúrgueres vegetais, acompanha a evolução do mercado alimentício e dos consumidores que buscam cada vez mais alternativas para incorporar à dieta diária, sem abrir mão de sabor e qualidade.
Nos últimos dois anos, foram investidos R$ 43 milhões em pesquisa e desenvolvimento, pesquisas de consumo, desenvolvimento de novos produtos e adaptação das unidades produtivas com foco em plant-based.
Seara foi a única empresa a vencer por três anos consecutivos a premiação Food ingredients South America (FiSA Awards). Em 2020, a Linha Seara Incrível ganhou em primeiro lugar na categoria Produto mais inovador.
Outra inovação de 2020 foi o lançamento da primeira ave orgânica do Brasil para as festas de final de ano. Atenta aos novos hábitos de consumo, a marca desenvolveu o Fiesta Seara Orgânico. As aves são criadas soltas, sem uso de hormônios e com acesso a áreas externas. A alimentação é composta por grãos não transgênicos, 100% orgânicos, vitaminas e minerais. As embalagens trazem o selo IBD – maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina –, além do QR Code de rastreabilidade, que permite ao consumidor conhecer todas as etapas de criação e de produção do alimento que está consumindo.
No total, a Seara lançou mais de 200 produtos inovadores no último ano dentro das suas categorias para os mercados brasileiro e internacional, bem como expandiu a linha da marca Seara Gourmet e os porcionados e fatiados.
Ainda em 2020, A Seara conquistou o primeiro lugar na premiação Whow! Festival de Inovação Brasil, como a empresa mais inovadora; O Salame Seara Gourmet foi premiado pela embalagem inovadora no Great Packaging Cases Brazil; A linha de cortes de frangos orgânicos teve as embalagens funcionais em PET premiadas, na categoria funcionalidade e a linha Turma da Mônica ficou em segundo lugar, na categoria marketing e branding pela realidade aumentada no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.
Lançamento da marca 1953 Friboi, que simboliza os 67 anos de fundação da JBS e oferece mais de 50 cortes de carne premium, com matéria-prima de origem controlada e selecionada segundo os mais altos padrões de qualidade, ampliou a oferta de carne bovina premium ao consumidor ao incluir as grandes redes de varejo entre os canais de distribuição dos produtos desse segmento, antes restrito ao food service e boutiques de carne.
Para desenvolver a marca, a Companhia investiu em tecnologia avançada e conduziu testes de campo e de laboratório com apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Hoje, a 1953 Friboi já está presente em pontos de venda de 15 estados brasileiros.
A Friboi avançou na transformação da cadeia de valor com o lançamento do primeiro aplicativo para a compra de gado no País, disponível pelo celular. Inédita no setor, a plataforma on-line simplifica o relacionamento comercial com produtores desde a compra até o processamento do animal, conectando milhares de produtores às melhores oportunidades de negócios. O app Friboi Pecuarista também traz segurança, democratiza o acesso para pecuaristas de diferentes portes e dá ainda mais transparência a todo o processo, com informações em tempo real.
Em 2020, a Friboi também lançou 30 produtos, com extensão de portfólio das marcas Bordon, Do Chef Friboi e 1953 Friboi que atendem às necessidades de clientes e do mercado. Na linha Kitut, foram lançados almôndega ao molho, salsicha ao molho e uma versão fiambre low sódio.
O portfólio, agora mais amplo e com opções completas para diferentes refeições e lanches ao longo do dia, também teve sua identidade visual reformulada.
Lançamento Piso Verde, com uma solução para o uso do plástico multicamadas, cuja estrutura impede a reciclagem. O material, composto por concreto e plástico, começou a ser utilizado em obras da Companhia, como pavimentação de estacionamentos, calçadas e pátios.
JBS Novos Negócios também criou o Uboi, primeiro aplicativo brasileiro de transporte de gado. Pioneira, a inovação permite o acesso dos pecuaristas à frota da JBS Transportadora, com quase 3 mil veículos, entre próprios e de parceiros, que rodam por todo o País. O serviço também oferece visibilidade em tempo real do transporte de bovinos.
Ao longo de 2020, a JBS Couros realizou um trabalho de consolidação do conceito Kind Leather no mercado, além de atuar em outras frentes: otimização dos processos compactos; pesquisa em formas alternativas e sustentáveis de curtimento; utilização de taninos vegetais certificados; estudo de otimização de processos úmidos para reduzir o consumo de recursos naturais; e avanço na robustez técnica na mensuração dos impactos dos processos, por meio de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Os principais lançamentos de artigos da unidade foram na linha do Kind Leather e artigos acabados.
A JBS Couros tem o Leather ID (veja mais no link), a primeira ferramenta on-line de monitoramento da produção de couro, disponível a mais de 1,3 mil clientes. Cada peça sai do curtume com uma identificação que permite, por meio da digitação do código no site, rastrear o grupo de fazendas onde a matéria-prima foi originada, data e plantas de processamento, além do curtume de produção do couro.
Também disponibiliza a plataforma Leather Labs, que possibilita acesso digital a todos os interessados em trabalhar com os couros JBS pequenos e médios fabricantes, arquitetos, decoradores, artesãos, tapeceiros e consumidores finais. A plataforma também conta com uma loja virtual com itens diversos e kits completos para artesanato, em apoio a pequenos empreendedores.
A Swift também inovou ao lançar em 2020 três linhas de pratos prontos, preparados sem aditivos artificiais: embalados em panelinhas reutilizáveis e próprias para o aquecimento; caixetas com diversos itens embalados separadamente, que compõem uma refeição; e pizzas artesanais.
Também merecem destaque: a redução no consumo de embalagens plásticas (com iniciativas para diminuir espessuras, dimensões e desperdício); e as iniciativas para ocupar melhor as embalagens secundárias, que reduzem o consumo de papelão.
O SuperApp Swift surgiu para mudar a forma de compra de proteína, alinhada ao conceito de um atendimento diferenciado, trazendo ao cliente a experiência Swift para a palma da mão do consumidor. Com a estratégia da Swift de promover um novo varejo hiperconectado, o SuperApp se transformou no melhor e mais completo aplicativo para a compra de proteína. Indo além de um e-commerce, no qual é possível encontrar toda a variedade de produtos das lojas Swift e comprar pelo celular