O TEMA INCLUSÃO É UM DOS PILARES DA JBS E DOS SEUS NEGÓCIOS

 

Seara, JBS Novos Negócios e Swift desenvolvem ações e demonstram que o assunto está no DNA da JBS

 

A JBS está permanentemente comprometida com o tema inclusão. A Companhia incentiva que as suas diversas operações e negócios estejam sempre em busca de ações que possam propagar as melhores práticas sobre o tema.

 

Pensando nisso, a Seara, em sua unidade de Ipumirim (SC), realizou a tradicional festa dos Homenageados por Tempo de Casa de forma diferente: o evento foi inclusivo, com apresentação do coral de Libras da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (APAS) da cidade de Concórdia (SC). Além disso, o colaborador Robson Deola, que tem síndrome de Down, foi o responsável por conduzir o momento de Segurança do evento.

 

Ainda em Santa Catarina, mais precisamente no município de Itaiópolis, a Seara foi uma das organizadoras do “feirão” de empregos para PCDs (Pessoas com Deficiência). O evento foi realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

 

Durante o evento, além da divulgação das vagas, também foi possível convidar a comunidade para conhecer em detalhes o programa de inclusão da unidade, que atualmente conta com 52 colaboradores PCDs.  “Respeitadas suas necessidades, a Pessoa com Deficiência deve ser tratada como todas as demais. O fato é que sua atuação geralmente serve de exemplo para todos os membros da equipe”, destacou Maria Ofélia Schneider, analista de Recursos Humanos da Seara em Itaiópolis.

 

A Swift também desenvolve ações voltadas ao tema. Recentemente, a área de Recursos Humanos da empresa organizou o 2º Café com Inclusão, que contou com a participação de 80 líderes, entre gerentes e supervisores das lojas físicas, lojas no varejo e centros de distribuição, para alinhamentos voltados à diversidade e inclusão de Pessoas com Deficiência.

 

No evento, foram apresentados e debatidos casos reais que comprovam como a diversidade é benéfica para os negócios. Para enriquecer os conteúdos apresentados, foram convidados dois palestrantes, um deles com deficiência, que destacaram a importância de enxergar todas as potencialidades e lapidar o que cada um tem de melhor.

 

“No encontro, salientamos a importância do contato entre o gestor e a família da Pessoa com Deficiência. Entendemos que é preciso manter o foco no desenvolvimento e na retenção dessas pessoas”, afirmou Ana Batista, analista de Recursos Humanos da Swift.

 

“Conseguimos ver os resultados no dia a dia, quando nossos clientes procuram pela Pessoa com Deficiência para serem atendidos. Nosso encontro foi uma ótima oportunidade de sensibilizar, agradecer e parabenizar nosso time e esperamos que todos os conteúdos abordados sejam disseminados com os colaboradores”, destacou a analista.  

 

A Natural Casings, divisão da JBS Novos Negócios, também realizou uma ação bastante assertiva.  A unidade da empresa em Ituiutaba (MG) organizou um aulão de Libras em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, em 26 de setembro.

 

Para homenagear os colaboradores com deficiência auditiva, o time da unidade convidou uma intérprete profissional que lecionou uma grande aula de Libras para todos os colaboradores. No fim, cada participante recebeu um alfabeto nessa linguagem. Foi um grande encontro para celebrar a inclusão.