fundo parallax

Você, protagonista da sua carreira.

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 30 de setembro de 2020

Ser protagonista na sua carreira é ter uma postura ativa quanto aquilo que acontece com você profissionalmente. Focar nas suas próprias ações e saber que nem tudo pode ser controlado são partes de pequenas atitudes na sua rotina que podem te ajudar a conquistar esse papel ativo na sua vida profissional.

 

O profissional do futuro

A World Economic Forum listou as 10 habilidades do profissional do futuro, sendo elas:

1– Resolução de problemas complexos;

2– Pensamento crítico;

3– Criatividade;

4– Liderança e gestão de pessoas;

5– Trabalho em equipe;

6– Inteligência emocional;

7– Julgamento e tomada de decisão;

8–  Orientação e serviços;

9–  Negociação;

10– Flexibilidade cognitiva.

 

Você vê? Nenhuma delas é sobre uma competência técnica que se aprende facilmente em cursos livres ou pós-graduações específicas, e sim ferramentas de desenvolvimento pessoal que precisamos trabalhar ao longo de nossas experiências. Nós falamos um pouco de inteligência emocional aqui, mas como conseguir alcançar todas essas outras habilidades?

 

Autogerenciamento é chave para o protagonismo

Ter a capacidade de avaliar seus pontos fortes e fracos, explorando o que você tem de melhor e trabalhando em suas falhas é uma ótima forma de autogerenciamento. Desse modo, você consegue ter uma consciência melhor de quem é e quais as ferramentas precisa para alcançar seus objetivos.

Outra habilidade importante do protagonista é focar em como ele quer mudar aquilo que lhe incomoda ao invés de reclamar ou culpar terceiros. Além disso, é importante não deixar que o seu desenvolvimento dependa apenas da empresa ou do seu gestor. Sinalize e peça feedback, aproveitando essas conversas para expor o que você espera daquela oportunidade na empresa – e quem sabe não rola a tão sonhada promoção?

Trabalhe o seu desenvolvimento pessoal com ferramentas de autoconhecimento e seja o principal responsável pelo seu sucesso.

faça parte