fundo parallax

#TempoDeCasaJBS Conheça a história de Marcus Almeida

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 28 de dezembro de 2020

O “Tempo de Casa” é reconhecimento dado aos colaboradores que estão conosco há alguns anos. Nessa celebração os funcionários que já estão conosco há algum tempo, recebem um presente e um certificado. Além disso, os funcionários da matriz ganham novos crachás com cores que correspondem ao seus anos na JBS, sendo eles: cinza para 2 anos de empresa, vermelho para até 5 anos, verde para 6 a 10 anos, azul para 11 a 20 anos e mais de 21 anos os colaboradores ganham um crachá dourado.

 

Um crachá azul pode ser o resultado de muita luta para alcançar seus objetivos

O Marcus iniciou a sua carreira aqui com a gente na JBS em 2008 quando tinha apenas 18 anos, nessa época era estudante de um curso técnico em Informática e tinha o sonho de fazer uma faculdade na área. Para ajudar a família e conseguir alcançar novos desafios, começou a trabalhar como Auxiliar de Produção na fábrica de sabonetes – onde ficou até o fim de 2013.

E quem diria que a oportunidade de crescimento estava bem ali na empresa em que ele já trabalhava a tantos anos? Após ser aprovado em um processo interno, no fim de 2013 ele foi transferido para o departamento de Tecnologia da Informação e hoje é Analista de TI Pleno na JBS – uma história que nos enche de orgulho.

E o que é preciso para ter uma carreira sólida na área de TI numa das maiores indústrias de alimentos do mundo? Bom, nós conversamos com o Marcus e ele vai contar tudinho para você que quer ter uma trajetória como a dele.

 

 Marcus, você sempre quis ir para a área de TI, certo? Conseguem nos falar um pouquinho o que te atraiu para esse setor?

Eu sou suspeito pois sou apaixonado pelo que faço, acho gratificante encontrar soluções para os problemas do dia-a-dia.

Aqui na JBS Lins – Complexo BR 153, somos responsáveis por prestar suporte de TI para 5 unidades – Ambiental, Biodiesel, Couros, CSC e Higiene & Limpeza. Além disso, atendemos ainda colaboradores que estão fisicamente em outras unidades e aqueles que fazem trabalho remoto.

 

E como é o dia a dia de um Analista de TI na JBS?

Em nosso dia a dia, resolvemos problemas de hardware – computadores, notebooks, impressoras Zebra, etc, infraestrutura de rede – cabeamento estruturado, CFTV, instalação e substituição de switchs e Access point, auxiliamos os colaboradores quando surgem problemas com os sistemas da empresa, solicitamos criação de contas – rede, e-mails e sistemas.

Somos quatro analistas ao todo para atender às demandas das unidades, sendo um analista para suprir toda infraestrutura de rede/ telefonia e três analistas para suporte.

 

O que te fez ficar na JBS e construir uma carreira?

Fatores como oportunidade de crescimento, desenvolvimento profissional, ótimo ambiente de trabalho.

 

Conta um projeto que você participou ou até uma memória boa que te fez perceber que esse era o lugar para você.

A alguns anos, já no departamento de TI, participei de um projeto de topologia de rede em conjunto com o departamento de manutenção da unidade Biodiesel. O objetivo desse projeto foi mapear todos os pontos por onde passavam cabos de fibra ótica e suas caixas, localização dos switchs e racks em todas as unidades do complexo.

Antes da execução desse projeto, apenas um analista da equipe sabia por onde passavam os cabos, o que era muito arriscado pois numa emergência, a ação/correção dos problemas poderia demorar muito até localizarmos onde a anomalia aconteceu. Após concluída a fase de levantamento, passamos tudo para uma planta com o auxílio do projetista da unidade Higiene & Limpeza e posteriormente imprimimos e colocamos dentro da TI num quadro de Gestão à Vista.

Foi gratificante poder contribuir com um projeto desse porte, pois além de servir para departamento de TI, compartilhamos com os departamentos de manutenção das unidades aqui do Complexo.

 

E a sua vida profissional e pessoal? O que você sente que mudou depois de entrar na JBS?

Os valores da JBS me auxiliaram a mudar alguns comportamentos, por exemplo, ser comprometido e determinado em fazer sempre o melhor (seja no trabalho ou em casa); ser humilde e franco com as pessoas para reconhecer quando não domino ou não tenho conhecimento sobre determinado assunto; disponibilidade para ajudar e atitude de dono para melhorar cada vez mais, visando prestar atendimento para resolução dos problemas, ser exemplo para os demais companheiros da equipe.

 

Conta pra gente uma curiosidade sobre a empresa que você acha que todo mundo precisa saber.

Bom, vou compartilhar uma informação que extraí do site falando sobre o lucro que a empresa obteve no 3º Trimestre de 2020. De uns tempos para cá venho acompanhando o mercado financeiro, bolsa de valores, os resultados das empresas. A matéria publicada diz que “a JBS viu seu lucro líquido crescer 9 vezes no 3º trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior – passou de R$ 356,7 milhões para 3,123 bilhões, uma alta de 778,2% na comparação anual.”

É uma satisfação enorme ter ajudado de alguma forma já que o trabalho em equipe foi responsável para que a  empresa pudesse alcançar esse resultado.

 

Você cresceu muito e teve oportunidades importantes para a sua carreira dentro da JBS. Agora conta pra gente uma dica para quem quer fazer parte do Time JBS.

Temos que ter persistência, correr atrás, lutar pelos nossos objetivos – essa é a chave para o nosso sucesso. Estar preparado para agarrar as oportunidades quando elas aparecem. Digo isso pois antes de entrar para TI em 2013, eu havia feito um outro recrutamento, não me recordo o ano, porém não fui selecionado. Anos depois, quando surgiu uma nova oportunidade para a TI, senti que estava melhor preparado e consegui de fato a transferência para este setor.

faça parte