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#ConversaTech | Design Thinking: o que é?

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 19 de novembro de 2021

Muito usada em startups, o Design Thinking é uma ferramenta de inovação que pode ajudar os times de tecnologia a desenvolver novos produtos de forma criativa, coletiva e colaborativa, por isso, hoje trazemos um mini guia com pontos-chave para você, do time #TechJBS, começar a se aventurar nesta nova metodologia.

Fundamentado como uma abordagem para solucionar problemas de forma inovadora, o Design Thinking está associado ao desenvolvimento de produtos e serviços, mas o seu conceito é bastante amplo, por isso, tem duas funções principais:

💻 Expandir o conceito de design para solucionar os desafios enfrentados pelas empresas e pela humanidade;

💻 Permitir que todo indivíduo encontre as melhores respostas para os problemas que enfrenta no dia a dia.

No entanto, para que um projeto de Design Thinking alcance sucesso, alguns pontos são fundamentais, sendo os principais: a sensibilidade que é inerente ao universo do design; ferramentas e estratégias que atendem diversas pessoas e tecnologias disponíveis para solucionar o problema em questão.

Não existe fórmula mágica ou método único, mas é importante que a busca por soluções seja feita por um time colaborativo e multidisciplinar, visando uma abordagem mais humana, com levantamento de experiências culturais e de visão de mundo que podem impactar no resultado final.

A verdade é que o design thinking cria condições para o surgimento de insights e, em uma empresa, pode ser usado por todos os setores, do financeiro ao time de tecnologia, sendo desenvolvido, geralmente, em 4 etapas:

1️⃣ Imersão

Essa etapa envolve bastante pesquisa: é preciso investigar tudo o que envolve e afeta a empresa, além de analisar a concorrência, podendo incluir análise SWOT, benchmarking, Big Data e feedback de clientes, por exemplo.

2️⃣ Ideação

Nessa etapa, usa-se de brainstorming e mapas mentais para iniciar a identificação dos pontos que precisam ser aprimorados. Importante que a conversa entre a equipe flua, para que insights surjam.

3️⃣ Prototipação

Agora é hora de testar! A equipe deve escolher quais ideias da etapa anterior têm maiores chances de darem certo e criar protótipos. Esta é uma forma de reduzir falhas e gerar economia.

4️⃣ Implementação

Para finalizar, é chegado o momento de lançar o produto, seguindo uma estratégia de comunicação e publicidade que pode ser estabelecida pela área de marketing.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Design Thinking, chegou a hora de aplicar os conceitos!

Vá mais longe com #TechJBS 💻

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