fundo parallax

Dicas de como montar uma apresentação incrível

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 20 de maio de 2021

Não importa o seu cargo ou a sua profissão, é bem capaz que em algum momento da sua carreira você precise fazer uma apresentação para a equipe ou quem sabe até os diretores da empresa. Para driblar o frio na barriga que pode surgir com a construção desse conteúdo, nós conversamos com a Tatiane Pires, especialista no assunto, e ela nos deu algumas dicas para você se preparar e arrasar. Confira!

💡 Crie seu roteiro

Super importante iniciar a apresentação sabendo o que precisa mostrar e ter claro o caminho que vai seguir: foque no resultado que espera obter após a apresentação.

Crie identificação e proximidade com seu público: Quer ganhar os seus ouvintes? Traga exemplos que se aproximam da realidade e do dia-a-dia deles. Assim eles se sentem valorizados e parte importante do projeto.

 

💡Seja prático e assertivo naquilo que quer comunicar

Antes de tudo você precisa reunir as informações que quer falar na sua apresentação e qual a ordem que faz sentido para que o público acompanhe o seu raciocínio. Aqui a melhor dica é: evite escrever muito, já que você está oferecendo uma apresentação e não entregando um documento por e-mail.

Ao invés de textos corridos, tente escrever tópicos daquilo que quer falar, assim você não se perde e nem entrega todo o conteúdo de uma vez para quem está assistindo. Ah, e se o tema permitir, tente contar uma história através da sua apresentação por meio de recursos de storytelling.

 

💡Modelos prontos são uma ótima forma de começar

Converse com seu gestor para descobrir se a empresa possui um modelo padrão para as apresentações, desse modo, você não gasta tempo começando um modelo do zero e pode trabalhar mudanças em cima de algo já pronto. Agora caso a empresa te deixe livre para criar um modelo, tente manter simples: acrescente o logo da empresa e a partir daí tente criar em cima da identidade visual predominante da empresa.

 

💡Menos é mais!

Os programas de criação de apresentações estão com cada vez mais recursos interessantes para torná-las dinâmicas, porém, você deve saber dosar nos efeitos que usa para que não se torne cansativo. Controle também o número de slides, assim você consegue se concentrar naquilo que é importante e prende a atenção das pessoas.

Outro ponto importante é tentar não abusar do uso de fontes diferentes na apresentação, tente usar apenas duas, uma para títulos e outra para os textos.

 

💡 Seja visual

Acrescente elementos visuais que te ajudarão a contar aquela história – porque sim, criar uma narrativa é importante para qualquer apresentação. Abuse de fotos, gráficos, ilustrações e textos em destaque, ou seja, tudo o que for facilitar a explicação para o seu público. Normalmente as pessoas retém por mais tempo as imagens utilizadas criando vínculo com a informação

 

⭐Dica de ouro: Mantenha uma consistência na sua apresentação! Use um padrão de design na tela para a transição de assuntos novos, títulos ou conclusões, assim o seu público consegue acompanhar quando está sendo direcionado para um tópico novo.

 

Agora que você já tem todas as dicas do passo a passo para engajar a sua equipe com uma apresentação assertiva, é só treinar aquilo o que você vai falar. Afinal, nada pior do que um documento lindo e um(a) apresentador(a) despreparado(a).

Para começar faça um rascunho com informações importantes que complementam o que está escrito no arquivo – nada de ler os tópicos, hein?

Também procure informações interessantes que possam agregar ao debate e se atente ao tempo que você tem reservado para falar na reunião, assim você consegue deixar alguns minutos finais para as pessoas tirarem dúvidas e fazer apontamentos interessantes sobre os dados que você mostrou.

 

Vamos continuar o assunto?

 

Seguindo a minha dica de “ser visual”, trago aqui o TedTalks do David JP Phillips sobre como fazer apresentações em que as pessoas realmente prestem atenção:

“Como evitar morte pelo PowerPoint” – não esqueça de ativar as legendas em português clicando em “detalhes”.

Agora que você já sabe tudo sobre apresentações, que tal saber um pouco mais sobre a importância do Storytelling?

CBN Professional –  Storytelling: a importância de contar boas histórias

 

 

Texto por Tatiane Pires. 

faça parte