fundo parallax

Como elaborar um plano de carreira

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 25 de setembro de 2020

“Onde você se vê em 5 anos?” Fazer essa pergunta a si pode ser o primeiro passo para começar a construir o seu plano de carreira. Fazer esse planejamento é importante para estar no controle da sua vida profissional. E aí, pronto para traçar esses objetivos?

 

Dicas para construir um plano de carreira

O plano de carreira é como um mapa no qual você elabora a rota para chegar onde quer, seja este objetivo um cargo de liderança ou qualquer outro sonho que você queira alcançar. Ao contrário do que se pensa, não é uma regra procurar uma nova oportunidade para construir a sua carreira, já que com um plano bem estruturado você pode definir objetivos a partir da empresa que está apenas mudando de área ou cargo, aí depende do seu interesse.

 

 Defina seu objetivo

É importante ter um objetivo claro, e essa conversa também pode ser sobre o que queremos em nossa vida.

 

  Anote tudo e trace os próximos passos

Após definir o objetivo, faça uma lista e escreva todas as habilidades que você possui e quais precisa adquirir. Crie metas de curto, médio e longo prazo e quais os próximos passos para conquistá-las – ah, e vá atrás de especialização através de cursos livres, pós-graduação e palestras.
Aqui, o autoconhecimento também é essencial para você ser mais consciente sobre onde precisa melhorar e fazer uma lista mais real – as ferramentas de Inteligência Emocional podem te ajudar nessa tarefa.

 

 Busque por mentoria

Na mentoria você conta com um profissional mais experiente para aconselhar e te ajudar a conquistar suas metas. Se na sua empresa não tiver esse tipo de programa, você também pode procurar esse tipo de orientação profissional no LinkedIn (na área de Aconselhamento Profissional).

Uma alternativa também é recorrer a um gestor ou ex-gestor que tenha uma trajetória parecida com a que você quer conquistar.

 

Elaborar o plano de carreira é importante para definir objetivos a longo prazo para a sua profissão, saber onde quer chegar e quais são os seus próximos passos. Lembre-se que esse projeto não precisa ser algo definitivo, afinal todos os dias estamos aprendendo e adquirindo habilidades novas que nos fazem ter uma nova visão de mundo, então não se esqueça de aproveitar a caminhada desta jornada.

faça parte