fundo parallax

A importância das pausas no trabalho remoto

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 17 de agosto de 2020

Com o início da pandemia nossa rotina virou de cabeça pra baixo e uma das maiores mudanças foi que o escritório virou parte da nossa casa – com isso ficou mais difícil separar trabalho e vida pessoal. É muito comum pensar em adiantar um trabalho que ficaria para o dia seguinte ou acabar trabalhando um pouco além do horário. Nada disso é proibido desde que não vire rotina, pois essa prática pode nos levar à exaustão.

Nesse momento tão atípico em que vivemos, é importante separar uma pausa também para o lazer. E se você é do time que se sente culpado por tirar um tempinho entre as tarefas do trabalho, te digo que essa pode ser a melhor maneira de aumentar a sua produtividade, já que esse conceito é muito mais sobre planejamento do que execução das tarefas em si.

Para você que tem dificuldades de definir intervalos no seu dia a dia, nós preparamos algumas dicas práticas para aplicar a sua rotina:

 

Defina um horário para começar e terminar de trabalhar

Comece uma rotina como a que você tinha quando precisava levantar e se arrumar para o trabalho. Acorde no mesmo horário todos os dias e crie um momento para si antes de começar a colocar a mão na massa, tente reservar um tempo para fazer algo que gosta.

O aplicativo Sleep Calculator te ajuda a descobrir que horas você deve dormir para acordar revigorado no dia seguinte.

 

Não pule as refeições ou as faça em frente ao computador

Em um dia cheio é capaz que você caia na tentação de comer em frente ao computador enquanto adianta uma tarefa e já vou logo avisando: não faça isso!

A pausa no almoço é importante para desligar um pouco e relaxar entre as tarefas do dia. Além disso, você pode aproveitar a ocasião para conversar com as pessoas que moram com você ou até mesmo usar esse tempo para ligar para um amigo.

 

Utilize a técnica Pomodoro

Essa técnica te ajuda a gerenciar essas pausas e não dispersar no seu trabalho. Ela consiste em programar 25 minutos para se concentrar totalmente no trabalho sem distrações, após isso você pode programar uma pausa curta de 5 minutos. Depois, repita o processo mais três vezes e adicione uma pausa longa de 10 minutos. O site Tomato Timer pode facilitar essa tarefa.

Fazer uma lista também pode contribuir a visualizar e gerenciar todas as tarefas pendentes no seu dia – o Google Keep pode te ajudar a se organizar melhor.

 

Mexa o corpo 

Não deixe que a quarentena faça de você uma pessoa sedentária, procure uma atividade que goste e faça dentro de casa. Tenha pausas também para fazer alongamentos sem sair da cadeira, se programe para levantar de vez em quando para “esticar as pernas” e vale até colocar uma música relaxante para fechar os olhos por alguns minutos.

Fazer exercícios faz bem para o corpo e mente, deixando você mais preparado para o restante do dia, além disso, te ajuda a ter o compromisso com os horários. O app Nike Training Club é gratuito e tem desafios, treinos completos e até yoga.

 

Essas pequenas mudanças em nossa rotina podem garantir uma melhora em nossa qualidade de vida. As pausas são parte importante para você recuperar a sua energia, e como já comentei aqui, contribuem diretamente para a sua produtividade. Então já sabe, se quiser focar e realizar um ótimo trabalho, não deixe de incluir esses momentos de descanso ao longo do seu dia e mantenha atividades de lazer fora do horário de trabalho.

 

 

faça parte