fundo parallax

4 dicas para começar um projeto pessoal

Redação Conteúdo -

Redação Conteúdo 26 de agosto de 2020

Todos temos inúmeros interesses e hobbies que nem sempre exploramos no dia a dia. Com as mudanças no mercado de trabalho, aumenta a demanda por profissionais ágeis e que tenham conhecimentos além da sua área. Você, por exemplo, é provável que tenha diversos interesses e que muitos deles não sejam relacionados ao que faz no trabalho.

 

Por que ter um projeto pessoal?

Para responder isso de maneira mais direta, com um projeto pessoal você pode:

  • Explorar talentos em um ambiente seguro

Tentar algo novo no trabalho, muitas vezes, envolve uma série de tomadas de decisão para perceber se aquilo é viável ou não. Além disso, o erro não é um grande problema aqui, já que o mais importante será o aprendizado.

  • Abrir os seus horizontes para novidades

Você pode buscar interesses que não sejam necessariamente sobre a sua área de atuação ou descobrir novas possibilidades dentro da sua profissão. E quem sabe, esse projeto não se torna a sua principal fonte de renda ou o impulso que você precisava para ganhar aquela promoção no trabalho.

  • Ter interesses fora do trabalho

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer? Então, faça! Pode ser algo do zero e completamente fora da sua área de atuação, apenas para ter um lazer fora do trabalho.

 

Seu projeto também pode ser um hobby

Além de uma forma de expandir os seus horizontes e aprender mais, os projetos pessoais podem se tornar uma parte importante para lidar com momentos difíceis. Usando como exemplo o desafio que estamos enfrentando com a pandemia, a jardinagem virou o projeto de muitas pessoas na Inglaterra durante esse período. Eles começaram a cultivar temperos, legumes e frutas em seus quintais para lidar com a nova realidade de ficar em casa por tempo indeterminado.

Essa história nos mostra que muitas vezes a satisfação pessoal basta para colocar a ideia em prática, isto é, você pode começar um curso que não seja exatamente da sua área de trabalho, mas sim sobre algo que sempre quis aprender.

 

4 Dicas para começar

 

Torne o seu projeto algo prazeroso, dedique tempo para que ele não seja apenas mais uma demanda na sua lista de afazeres.

 

Estabeleça metas e objetivos que devem ser alcançados, mas lembre-se de respeitar o seu tempo e não se cobrar tanto.

 

É sempre bom lembrar que esses projetos não precisam ser pensados exclusivamente para serem monetizados.

 

Tenha como o objetivo o quanto isso vai ajudar no seu desenvolvimento ou te fazer mais feliz.

 

 

E quando o hobbie encontra lugar no seu ambiente de trabalho?

 

Conheça o Sr. Lari

Sr. Lari é uma peça-chave na JBS Couros e, desde 2016 quando se tornou colaborador da fábrica, mostrou que para inovar não é preciso muito.

“Eu aprendi desde guri a reutilizar materiais junto com meu pai. Por exemplo, meus carrinhos eu fazia com latinhas.” Com suas habilidades e mente inquieta, ele começou reaproveitando materiais que seriam descartados na fábrica e transformando-os em mesas, bancos, prateleiras e outras peças para as instalações. Com isso, acabou transformando o seu ambiente de trabalho e impactando positivamente a convivência de seus colegas.

Na unidade de Montenegro-RS, foram instaladas três novas áreas de lazer, todas planejadas e executadas pelo Sr. Lari. Tudo produzido com materiais que não estavam sendo utilizados dentro da fábrica.

 

Dê play no vídeo abaixo e descubra como aconteceu esta transformação.

 

faça parte