fundo parallax

Comunicação

JBS AVANÇA EM RANKING GLOBAL DE SUSTENTABILIDADE

Levantamento anual da CDP aponta que a Companhia subiu para A- em Mudanças Climáticas e ficou bem posicionada em outros critérios reportados

A CDP, maior e mais respeitada plataforma global de informações corporativas de sustentabilidade, divulgou no início de dezembro os resultados dos reportes relativos ao ano de 2019, que demonstram que a JBS avançou em critérios avaliados, ocupando a melhor posição entre as brasileiras do setor Food, beverage & tobacco.

A empresa foi avaliada em três frentes: Mudanças Climáticas; Segurança Hídrica; e Florestas, sendo esta última dividida nas categorias Madeira, Gado e Soja. Em 2020, a JBS subiu de B para A- em Mudanças Climáticas, atingindo o nível de liderança no tema, e de B- para B em Florestas: Soja, mantendo a nota B nos demais itens analisados.

“A JBS tem trabalhado fortemente na transição para uma economia de baixo carbono e estamos muito felizes com os resultados alcançados neste ano. O avanço em Mudanças Climáticas, especialmente, reflete o nosso crescente compromisso com a redução de emissões, com ações consistentes de engajamento de nossos fornecedores, além de entregar ao mercado dados cada vez mais transparentes”, explica Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS.

Entre as ações reportadas à plataforma está a JBS Biodiesel, que foi a primeira empresa de biocombustíveis do país a obter certificação para emissão de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio de sua planta em Lins (SP), e teve mais uma unidade habilitada em 2020, em Campo Verde (MT). Também vale destacar que, pela primeira vez, a JBS recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, além de mapear novas oportunidades de negócio com foco na economia circular – como o início da construção de sua fábrica de fertilizantes em Guaiçara (SP), que fará da Companhia a primeira empresa de alimentos no Brasil a utilizar resíduos orgânicos gerados em suas fábricas para produção de fertilizantes.

O ranking completo está disponível no site do CDP: www.cdp.net.

Selo Clima Paraná
Em dezembro, a JBS também recebeu o Selo Clima Paraná, iniciativa do governo paranaense que reconhece o esforço das empresas que reportam, de forma voluntária à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), as informações referentes à contabilização de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Com a verificação por terceira-parte de suas emissões de GEE nesse ano, a JBS passou a fazer parte da categoria Ouro.

A 6ª edição da iniciativa contou com a participação de 115 unidades produtivas, agregadas por 46 empresas e teve cerimônia on-line de premiação. Para o reporte, foram coletados dados relativos à utilização de combustível para geração de energia nas plantas, consumo de energia elétrica, análise dos efluentes gerados pelas plantas e consumo dos combustíveis utilizados para transportes.

A JBS possui oito unidades produtivas no estado paranense, nos municípios de Campo Mourão, Carambeí, Jacarezinho, Jaguapitã, Lapa, Rolândia, Santa Fé e Santo Inácio, além de fábricas de ração e incubatórios.