fundo parallax

Comunicação

JBS conquista o Selo Ouro em seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE)

Ainda em linha com a pegada sustentável da Companhia, a Friboi iniciou projeto de carretas movidas a Gás Natural Veicular (GNV)

Empenhada em aprimorar sua performance ambiental, há 11 anos a monitora as emissões de gases de efeito estufa (GEE) originadas em suas operações. Além disso, elabora anualmente seu inventário de emissões de acordo com a metodologia internacional GHG Protocol. O resultado é publicado na Plataforma de Registro Público de Emissões do Programa GHG Protocol Brasil, garantindo maior transparência às suas atividades.

Em 2019, pela primeira vez, o inventário da Companhia na América do Sul foi submetido à verificação de terceira parte. Esse trabalho foi realizado pela SGS, uma certificadora reconhecida internacionalmente. A verificação acontece conforme o reporte de dados das plantas do Brasil e da Couros no exterior (Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, México, Uruguai e Vietnã). A auditoria aconteceu em fevereiro, de forma presencial em Lins (SP), Sidrolândia (MS), Campo Grande II (MS), Rio Grande da Serra (SP) e também na Matriz, em São Paulo. As demais unidades foram auditadas de forma remota por meio de análise documental. Como resultado, a conquistou no dia 17 de setembro o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Devido à relevância do tema para a , os dados utilizados nos cálculos são acompanhados mensalmente pelas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade e ainda passam por mais um processo externo de revisão, feito pela consultoria KPMG, conferindo assim, ainda mais segurança ao processo de auditoria. A Companhia ainda conta com um software especializado para o gerenciamento dessas informações, o Credit360.

De acordo com Claudia Jardim, gerente de Sustentabilidade, “as Mudanças Climáticas são uma prioridade para a Companhia, por isso, conhecer e calcular as emissões de seus processos e cadeia de fornecimento é tão importante. A verificação dessas emissões amarra todo esse processo, proporcionando maior transparência e confiabilidade ao reporte”.

 

Carretas sustentáveis

Em linha com a pegada sustentável da , a frota de parceiros logísticos da Friboi passou a contar, nos últimos meses, com uma carreta sustentável movida a gás natural veicular (GNV). O veículo, com identidade visual 100% da Friboi, promove redução de 15% de CO₂ em comparação a veículos movidos a diesel.

Considerando as emissões anuais de CO₂ de um caminhão movido a GNV comparado a um caminhão movido a diesel:

  • Redução de 7,6 toneladas de emissões de gases de efeito estufa;
  • Equivalente às emissões geradas anualmente por quatro veículos de passeio;
  • Suficiente para dar uma volta ao redor do mundo em um veículo de passeio;
  • O veículo é 100% GNV (não é híbrido com diesel), conta com oito cilindros de gás e com tecnologia alemã (primeiro veículo do tipo a chegar ao país).

Conteúdos relacionados: