FRIBOI INAUGURA 1º LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE QUALIDADE PARA APOIAR UNIDADES DO PARÁ

 

A Friboi, do grupo JBS, anunciou hoje a inauguração de seu primeiro laboratório focado em qualidade e segurança dos alimentos no Pará. A unidade será responsável por realizar análises microbiológicas e físico-químicas de apoio à três plantas da companhia no Estado (Redenção, Marabá e Santana do Araguaia) e outra no Tocantins (Araguaína), informou a empresa ao Broadcast Agro. Em média, serão 3,5 mil análises por mês. Além do novo laboratório, que ficará em Redenção (PA), a Friboi mantém outras dez unidades no País.

 

De acordo com a Friboi, o laboratório paraense, com suporte de automação e tecnologia digital, possibilita a realização de análises de biologia molecular para algumas espécies de microrganismos (testes de DNA) em amostras de carne bovina e de ambiente, com o objetivo de identificar esses elementos por meio da técnica PCR, ou seja, em tempo real. “Esta análise tem caráter preventivo aos controles de processo e contribuem para mitigar possíveis contaminações. Dessa forma, asseguramos ao consumidor um produto de alta qualidade”, explica em nota a diretora de Garantia da Qualidade da Friboi, Emília Raucci.

 

Antes da inauguração da unidade de Redenção, a empresa inaugurou no primeiro semestre do ano passado um laboratório similar em Campo Grande (MS). Segundo a companhia, nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em reforma, construção e compra de equipamentos. “As unidades laboratoriais estão localizadas estrategicamente, de forma a atender às demandas das plantas da companhia em todo o País. Anualmente, são investidos cerca R$ 65 milhões na área de garantia de qualidade somente na divisão de carnes da JBS”, ressalta a empresa.

 

No ano passado, a área de qualidade da Friboi ampliou em 19,7% a média mensal de análises realizadas em seus laboratórios próprios. No ano anterior, 52,9 mil amostras eram analisadas por mês, enquanto no consolidado de 2018 a média passou para 63,3 mil.

 

Fonte: Agência Estado