PRÉDIO DA JBS CONQUISTA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PELO GREEN BUILDING COUNCIL

Projeto sustentável atendeu rígidos critérios para a obtenção do selo

 

São Paulo, 10 de agosto de 2017 – O mais novo prédio construído no complexo onde fica a sede da JBS, em São Paulo, conquistou o Green Building, nível green, na categoria “new construction”, de acordo com as exigências do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), principal selo de construção sustentável no Brasil e presente em mais de 160 países do globo.

 

Criada pelo U.S. Green Building Council, uma organização americana sem fins lucrativos, a chancela atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil – antes, durante e depois de suas obras.

 

Para conquistar a certificação, o complexo atendeu aos seguintes critérios: ocupação do espaço; eficiência na utilização da água; eficiência na utilização da energia e atmosfera; materiais e recursos utilizados; qualidade ambiental interna; inovação em projeto ou operação; créditos de prioridade regional, que atendam as especificidades da ONG.

 

“Estamos muito contentes com essa conquista. Pois, além de ser um reconhecimento da nossa preocupação com o meio ambiente, colaboradores e sociedade, a certificação traduz também nossos pilares de inovação e sustentabilidade”, diz Maira de Almeida, arquiteta e coordenadora de Projetos da JBS.

 

Assinado pelo arquiteto Edo Rocha, o projeto proporciona a otimização dos sistemas de consumo de energia, melhor qualidade de vida, além de garantir custos de manutenção e operação reduzidos. Ao todo, a JBS investiu 2% a mais do que seria necessário para construir o prédio sustentável.

 

Estrutura
A obra verde possui aproximadamente 12 mil m², sendo que cada andar conta com cerca de 3 mil m² e capacidade para alocar até 600 colaboradores. Com um projeto arquitetônico diferenciado, as instalações do empreendimento foram criadas para oferecer ampla visão de todo o espaço. Nesse sentido, cada andar possui apenas quatro pilares de sustentação, os quais dão um tom clean e moderno ao ambiente.

 

A concepção do espaço incluiu também o cuidado com os materiais utilizados na arquitetura de interiores. Dessa forma, os painéis decorativos, divisórias e mobiliário do empreendimento são oriundos do manejo florestal, sendo que todos os fornecedores contratados possuem certificado FSC, selo que garante responsabilidade ambiental.

 

Além disso, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores, o projeto dispõe de um sistema de filtragem de ar de alto padrão. São cerca de 30% a mais de ar externo nos ambientes de trabalho, o que assegura a eliminação de vírus e outros agentes patogênicos. Em relação ao conforto térmico dos ambientes, o projeto desfruta de um sistema de condicionamento de ar pelo piso, o qual oferece um equilíbrio das temperaturas e ambiente climatizado. Todo o sistema de ar condicionado da obra opera a partir da energia alternativa de um conjunto de motores a gás.

 

Para completar, o novo prédio apresenta projeto especial que visa o consumo consciente do uso da água. Dessa forma, devido à instalação de equipamentos eficientes, houve uma diminuição de 34,5% no consumo de água potável. O prédio conta também com um sistema de captação de chuva, no qual 50% da água que cair sobre o telhado é captado e armazenado para irrigação e lavagem do site, reduzindo o escoamento superficial do terreno.

 

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores em mais de 20 países. A companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 300 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, além de conduzir as suas operações com foco na alta qualidade e segurança dos alimentos e na preocupação com o bem-estar animal.

 

JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-5364 | 4996 | 7997
imprensa@jbs.com.br