ÓLEO AMIGO: JBS É RESPONSÁVEL POR QUASE METADE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL A PARTIR DE ÓLEO DE FRITURA RECUPERADO

Em 2017, mais de 20 milhões de litros do insumo foram provenientes de óleo de cozinha usado, o equivalente a 10% da produção total da Companhia no ano

 

São Paulo, 09 de janeiro de 2018 – Lançado em março de 2017, na cidade de Lins, interior de São Paulo, o projeto Óleo Amigo da JBS Ambiental, em parceria com a JBS Biodiesel, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. A iniciativa já coletou cerca de 2 milhões de litros desse resíduo, que foram transformados em biodiesel.

 

Ao todo, a JBS produziu 210 milhões de litros de biodiesel em 2017, dos quais mais de 20 milhões de litros foram provenientes do óleo de fritura recuperado. Portanto, o Óleo Amigo já representa 10% da geração dessa fonte.

 

“Com os bons resultados do programa, investimos mais de R$ 5,5 milhões na fábrica para ampliar o alcance da iniciativa que hoje atende mais de 20 municípios”, afirma Alexandre Pereira, diretor da JBS Biodiesel.

 

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Brasil produziu mais de 45 milhões de litros de biodiesel a partir do óleo de fritura recuperado. “A JBS Biodiesel representa cerca de 50% do volume produzido”, aponta o executivo.

 

A expectativa do Óleo Amigo para 2018 é coletar aproximadamente 3 milhões de litros de óleo de fritura recuperado e conscientizar cada vez mais a sociedade sobre o benefício da destinação correta desse resíduo para uma produção consciente e mais sustentável.

 

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores, em mais de 20 países. A companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 300 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos público, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos, e na preocupação com o bem-estar animal.

JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-5364 | 4996 | 7997
imprensa@jbs.com.br