JBS PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AOS 5 ANOS DO INPACTO

No evento, o diretor de Sustentabilidade da Companhia, Márcio Nappo, compôs mesa de discussão

sobre o combate ao trabalho escravo no Brasil

 

São Paulo, 5 de junho de 2019 – Compartilhar experiências sobre as ações de combate ao trabalho análogo ao escravo e discutir os principais desafios que as indústrias brasileiras enfrentam para disseminar boas práticas sobre o assunto no país. Foi com esse propósito que o diretor de Sustentabilidade da JBS, Márcio Nappo, participou do Seminário de Aniversário de 5 anos do InPACTO – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, realizado no dia 31 de maio, na capital paulista.

 

No painel “O caminho, os aprendizados e o contexto”, Nappo falou sobre o trabalho de liderança que vem sendo implementado pela JBS para monitorar, prevenir e combater casos de trabalho escravo em sua cadeia de fornecimento. Atualmente, a Companhia possui um novo sistema de monitoramento que mapeia as áreas com potencial risco de ocorrência desse tipo de situação na Amazônia, área que concentra o maior número de relatos de trabalho escravo no Brasil.

 

Além disso, a ferramenta, chamada Hotspots Mapping, traz uma abordagem inovadora por tratar o tema a partir de duas perspectivas: a geográfica e territorial, e a dos aspectos socioeconômicos e demográficos. Dessa forma, a empresa também consegue traçar um plano de ação conforme o diagnóstico para cada região.

 

“A nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com o InPACTO, que nos ajudou na construção desse mapa que retrata a realidade da nossa cadeia de fornecimento na Amazônia Legal. Trata-se de um sistema de fácil entendimento e aplicação que permite rapidamente identificar regiões potencialmente críticas e classificar nossos fornecedores de gado segundo o nível de risco potencial de cada uma dessas áreas”, afirma Nappo.

 

O Hotspots Mapping reforça o compromisso da JBS com o assunto. Desde 2007, a empresa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e foi a primeira empresa da indústria de alimentos a se tornar membro do InPACTO, em 2014. Paralelamente, vem trabalhando em parceria com o instituto em ações inovadoras para detecção e combate ao trabalho escravo no Brasil.

 

“A parceria da JBS com o InPACTO é de importância estratégica para ambas as partes. Juntos, já conseguimos avançar em várias agendas e projetos que almejam uma cadeia de produção cada vez mais responsável. É uma grande satisfação celebrar o aniversário de 5 anos do instituto com tantos outros parceiros que buscam um propósito em comum”, complementa o executivo.

 

Para a diretora executiva do InPACTO, Mércia Silva, a JBS vem endereçando de forma profissional o desafio de erradicar o trabalho escravo de sua cadeia de produção, fazendo deste tema parte da gestão e compliance da Companhia.

 

“A JBS é uma importante parceira do InPACTO e tem nos ajudado a fortalecer essa temática no Brasil. Estamos otimistas quanto à continuidade e evolução desse trabalho conjunto, principalmente de compartilharmos essas experiências e práticas com outros setores”, afirma Mércia.

 

Além de Márcio Nappo, a mesa de discussão contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri; da conselheira do InPACTO, Ana Yara; e da diretora executiva do Instituto C&A, Giuliana Ortega. O presidente do InPACTO, Túlio Dias, foi responsável pela moderação do painel.

 

Já a segunda mesa de discussão do seminário foi sobre o tema “Oportunidades e desafios futuros + 5 anos” e contou com a presença de representantes do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; do Ministério Público do Trabalho; da Embaixada Britânica no Brasil e da Liechtenstein Initiative. A moderação ficou a cargo da diretora executiva do InPACTO, Mércia Silva.

 

 

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em mais de 15 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’sPride, Primo, Seara, Swift, Gold’nPlump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.

 

JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa

+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996 
imprensa@jbs.com.br