JBS INVESTE NA CONSTRUÇÃO DE DOIS LABORATÓRIOS DE ANÁLISE E NA MODERNIZAÇÃO DE OUTROS SEIS NO BRASIL

Com foco na qualidade e na segurança dos alimentos, a iniciativa faz parte do protocolo de Gestão da Qualidade da Companhia

São Paulo, 16 de maio de 2018 – Com o compromisso de evoluir continuamente nos padrões de qualidade e segurança dos alimentos, a JBS construiu dois laboratórios de análise – um em Campo Grande (MS) e outro em Redenção (PA). A Companhia também está modernizando outros seis laboratórios no país, além de certificar na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (certificação de laboratórios) essas unidades. Ao todo, nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em reforma, construção e compra de equipamentos.

“A busca pela evolução contínua em segurança e qualidade dos alimentos é uma prática antiga na JBS e atende aos avanços de tecnologias disruptivas na pecuária”, declara Emilia Raucci, diretora de Garantia da Qualidade da JBS Carnes. “Os investimentos permitiram à Companhia aprimorar ainda mais os padrões internos de qualidade e segurança dos alimentos”, explica. Exemplo disso são a construção e modernização dos laboratórios, que começaram no final de 2016.

Os novos laboratórios passam a contar com o suporte de automação e tecnologia digital, o que amplia as condições de análise de toda produção por meio de diagnósticos de visibilidade preditiva, conferindo ainda mais segurança e agilidade na detecção de qualquer não conformidade do produto. “Estamos muito orgulhosos em antecipar essa tendência no mercado”, diz Raucci.

Laboratórios de Campo Grande/MS e de Redenção/PA

O laboratório de Campo Grande, inaugurado em março, conta com uma área focada em análises microbiológicas e físico-químicas. O objetivo é realizar cerca de 4,5 mil análises por dia, atendendo às unidades do Mato Grosso do Sul: Campo Grande I e II, Nova Andradina, Ponta Porã, Anastácio e Naviraí.

Além disso, para o segundo semestre de 2018, o laboratório iniciará análises de biologia molecular para algumas espécies de microrganismos (testes de DNA) em amostras de carne bovina e de ambiente, com o objetivo de identificar esses elementos por meio da técnica PCR, ou seja, em tempo real. “Esta análise tem caráter preventivo aos controles de processo e contribuem para mitigar possíveis contaminações. Dessa forma, asseguramos ao consumidor um produto de alta qualidade”, comenta Raucci.

O laboratório de Redenção, previsto para iniciar suas análises no segundo semestre deste ano, também realizará análises microbiológicas e físico-químicas para apoiar as plantas da JBS Carnes no Pará (Redenção, Marabá, Tucumã e Santana do Araguaia) e no Tocantins (Araguaína). Em média, serão 2,5 mil análises por dia.

Hoje, os laboratórios da JBS Carnes realizam cerca de 70 mil diagnósticos por mês. Anualmente são investidos cerca R$ 65 milhões na área de qualidade da divisão de carnes.

Estrutura própria de Laboratórios

A JBS possui dez laboratórios internos que são responsáveis por realizar análises microbiológicas, físico-químicas e de resíduos químicos necessárias para atender às rotinas da operação, assim como as exigências de clientes e governo (autocontroles). As unidades laboratoriais estão localizadas estrategicamente, de forma a atender às demandas das plantas da JBS Carnes em todo o país.

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores, em mais de 20 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.