JBS INAUGURA NOVA FÁBRICA NO PARAGUAI

Nova planta aumenta capacidade de abate de bovinos no país. Inauguração permite a geração de aproximadamente 1,2 mil empregos diretos.

 

São Paulo, 30 de setembro de 2016 – A JBS inaugura amanhã (1/10) o Frigorífico de Belén, no departamento de Concepción (Paraguai). Com investimentos de cerca de US$ 80 milhões, essa será a primeira unidade da empresa construída desde a sua fundação. “Estamos muito felizes. Essa é a primeira unidade em que partimos de um projeto em que podemos aplicar desde os conceitos de construção ideais até a implementação das melhores práticas verificadas em nossas operações em todo o mundo”, destaca Wesley Batista, CEO Global da JBS.

 

As obras do novo frigorífico foram iniciadas há menos de um ano e conta com inovações tanto no que se refere ao projeto arquitetônico quanto ao sistema produtivo. “Com um grupo multidisciplinar, identificamos oportunidades que nos permitirão operar com processos e sistemas de ponta no nosso segmento, assegurando maior rendimento e eficiência produtiva e que podem ser replicáveis a outras unidades do Grupo”, afirma Felipe Azarias, presidente da JBS Paraguai.

 

A unidade da JBS em Belén conta ainda com um moderno sistema de tratamento de água que permite sua reutilização em diversas atividades diárias. Nessa unidade também foram implantadas as melhores práticas de bem-estar animal do mundo, incluindo um novo layout de curral e um novo processo pré-abate, respaldadas e aprovadas por Temple Grandin, referência mundial no setor.

 

Com a nova planta inaugurada no Paraguai, a JBS assume a liderança de mercado de carne bovina no país. Essa unidade aumentará a capacidade de abate da empresa em 87,5%, que chegará a 3 mil cabeças de gado por dia, além de gerar cerca de 1,2 mil empregos diretos e quatro mil indiretos no país. “Investimos fortemente em ergonomia e segurança do trabalhador, que possibilita certificações inéditas na indústria paraguaia, como o OHSAS 18001”, ressalta Azarias.

 

A expansão das operações da JBS no Paraguai é reflexo do potencial econômico além de outras condições favoráveis oferecidas pelo país vizinho. Entre esses fatores, Felipe Azarias destaca a matéria-prima: “A cidade de Belén possui localização privilegiada com a maior concentração de gado do Paraguai, em um raio de 200 quilômetros da fábrica”, afirma o executivo. Outro fator de destaque é a expansão do rebanho paraguaio, que registrou crescimento de 14% nos últimos cinco anos, acima da média do Mercosul.

 

O Paraguai se destaca também poroferecer condições ideais para a indústria exportadora de alimentos. “Há matéria-prima e recursos naturais abundantes, além de segurança sanitária, mão-de-obra eficientee custo competitivo”, ressalta Azarias. “Percebemos um avanço expressivo nas exportações nos últimos anos, mas também enxergamos potencial no mercado paraguaio em um futuro próximo, além de um ambiente propício para expandir as operações”, completa.

 

A JBS está no Paraguai desde 2009 com duas unidades de processamento de bovinos (Assunción e San António), com cerca de mil colaboradores nas duas plantas. Os negócios da JBS no país contam com unidades aptas a atender em alto padrão tanto mercado interno como externo.

 

 

JBS Belén | Raio-X:

  • Início da construção: 02/10/2015
  • Inauguração: 01/10/2016
  • Capacidade de abate: até 1.200 cabeças por dia
  • Capacidade de produção: até 300 toneladas de carne bovina por dia
  • Área total: 400.000 m²
  • Área construída: 35.000 m²
  • Investimento: cerca de US$ 80 milhões

 

Sobre a JBS

Com mais de seis décadas de história, a JBS é uma indústria de alimentos presente em mais de 20 países, com plataformas de produção ou escritórios comerciais. A JBS conta com mais de 230 mil colaboradores no mundo, exporta para mais de 150 países e possui mais de 300 mil clientes ativos globais. A JBS possui um diversificado portfólio de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas em todo o mundo. A companhia também atua em setores relacionados com o seu core business como couros, biodiesel, colágeno, sabonetes, glicerina e envoltórios para embutidos, bem como possui negócios de gestão de resíduos, embalagens metálicas e transportes, que apoiam a sua operação.

 

Contatos:

Diretoria de Comunicação Corporativa

| imprensa@jbs.com.br |

+55 11 31445364