FRIBOI LANÇA MANUAL DE “BOAS PRÁTICAS DE MANEJO – NO CURRAL”

O livreto é gratuito e possui linguagem simples, em versão impressa e online

 

 

São Paulo, 22 de outubro de 2019 – A Friboi, em parceria com a MSD Saúde Animal e a UNESP – Universidade Estadual Paulista, lança manual de “Boas Práticas de Manejo – No Curral” com o intuito de melhorar as condições de manejo de bovinos, reduzir o risco de acidentes, bem como minimizar os potenciais negativos do estresse para todos os envolvidos no processo, humanos e animais.

 

As recomendações apresentadas no material têm como base os resultados de estudos científicos e experiências práticas vivenciadas, nos últimos três anos, por vários grupos de pesquisa do Brasil e de outros países da América Latina, traçando estratégias de condução e manejo, para resultar em maior eficiência produtiva e melhores condições de vida para todos os envolvidos. Com a adoção das boas práticas, estresses resultantes da castração ou da aplicação de vacinas e medicamentos podem ser minimizados, favorecendo o bem-estar dos animais.

 

O livreto reúne explicações de conceitos fundamentais para a realização de um bom trabalho com os bovinos, como o comportamento destes animais, manutenção de instalações e equipamentos, planejamento e procedimentos de manejo, o trabalho com bezerros no curral e alguns cuidados com a tropa de lida e finalizando com um passo a passo de manejo no curral.

 

O lançamento do manual é uma iniciativa promovida pela Friboi para comemorar o mês do bem-estar animal em homenagem ao Dia do Animal, celebrado em 4 de outubro. Ao longo deste mês a companhia está realizando uma série de ações voltadas ao tema, como palestras, encontros e capacitações de colaboradores. Neste ano, uma das ações voltadas ao tema, contou com a participação da pesquisadora Temple Grandin que visitou a unidade de abate em Campo Grande (MS). Temple é professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. Suas ideias e pesquisas sobre o comportamento e o manejo de bovinos e, em particular, seus projetos de currais serviram de inspiração para a elaboração deste manual e têm orientado a definição de estratégias para o desenvolvimento de currais adaptados às realidades brasileiras.

 

“O bem-estar animal é um tema de grande importância para nós. Desenvolvemos diversas ações visando a conscientização e a informação para nossos fornecedores, e o manual é uma delas. A ideia é levar estratégias que reforcem a importância dos cuidados com os animais. Com essas iniciativas é possível alcançar benefícios concretos sem a necessidade de grandes investimentos”, comenta Maria Emilia Raucci, diretora de qualidade da Friboi.

 

Nesta primeira edição, 20 mil exemplares foram impressos para serem entregues aos pecuaristas fornecedores da companhia. Todos poderão ter em mãos uma cópia do manual a partir da próxima semana, quando os livretos estarão disponíveis em todas as unidades de abate da companhia. O acesso online também estará disponível no site Giro do Boi. A MSD Saúde Animal, por meio de seu programa Criando Conexões, voltado ao bem-estar animal, também prevê a distribuição do manual.

 

 

 

Sobre a Friboi

Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado.  A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 35 36 unidades produtivas em todo o Brasil.

 

JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996 
imprensa@jbs.com.br