ÁREA DE COMPLIANCE GLOBAL DA JBS AVANÇA EM ATIVIDADES PREVENTIVAS

Companhia lançou site dedicado às suas ações no tema, que também contará

com área exclusiva para treinamento de terceiros

São Paulo, 04 de julho de 2019 – Como parte de seu programa global de Compliance e Ética, o “Faça Sempre o Certo”, a diretoria global de Compliance da JBS lançou no dia 26 de junho um site dedicado às suas ações na área. Além de concentrar todos os conteúdos relacionados ao tema – como o Código de Conduta e Ética, o Código de Conduta para Parceiros de Negócios e documentos sobre temas específicos –, a página terá uma área exclusiva para treinamento de terceiros.

Após realizar mais de 25 mil horas de treinamento em 2018, alcançando praticamente toda a força de trabalho da empresa – 99% da equipe brasileira e 100% da liderança –, a Companhia iniciou neste ano um programa de capacitação de fornecedores. A primeira etapa foi um piloto pelo qual já passaram os 10 maiores transportadores de insumos com os quais a empresa tem contrato.

Com o lançamento do site, a Companhia dará início a um novo módulo, dedicado a outras categorias de fornecedores. O objetivo é influenciar a cadeia de fornecimento da JBS no cumprimento das diretrizes do Código e na promoção de um ambiente de negócios cada vez mais íntegro.

“Como uma das líderes globais em alimentos, temos de assumir a responsabilidade de influenciar positivamente a nossa cadeia de valor. Por meio do treinamento online de nossos fornecedores, a JBS dá mais um passo importante nessa direção”, afirma Marcelo Proença, diretor global de Compliance da JBS.

“Todos os anos a Companhia movimenta bilhões em contratos, somente no Brasil. Ao ter fornecedores que apliquem o conhecimento adquirido em suas demais relações comerciais, criamos uma ‘rede do bem’ que beneficiará a todos”, complementa o executivo.

Due Dilligence

A JBS também concluiu recentemente a implementação de um sistema para facilitar o processo de análise reputacional de seus fornecedores. A ferramenta de due dilligence, desenvolvida pela empresa em parceria com uma consultoria internacional, é uma das mais completas do mercado: já são cerca de 150 análises de terceiros (CNPJs) e 800 nomes únicos pesquisados por mês em todo o Brasil. A Companhia já investiu aproximadamente R$ 1 milhão no tema desde 2018.

Os dados dos fornecedores são cruzados automaticamente com bancos de dados de órgãos públicos, palavras-chave em ferramentas de pesquisa, listas de embargo internacionais, entre outros itens. Os terceiros que apresentam qualquer não conformidade são bloqueados automaticamente e passam por um segundo procedimento de checagem pela área de Compliance.

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em 15 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem cerca de 275 mil clientes de mais de 190 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.