Na unidade da Friboi em Água Boa (MT), precocidade dos animais é destaque no Circuito Nelore

Evento contou com a participação de 169

, 24 de agosto de 2020 – A 12ª etapa do Circuito de Qualidade, promovida na unidade da no município de (MT), realizou a avaliação de 169 , entre os quais 115 eram machos, além de 54 fêmeas. As informações são da Associação dos Criadores de do Brasil (ANCB) e da Associação dos Criadores de de (ACNMT).

Nas avaliações, a grande maioria dos participantes destacou-se pela precocidade e bom volume de peso. Noventa por cento dos apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade) e também 90% deles registram mais de 18 arrobas de peso, com a média chegando a 21 arrobas nesta etapa. Em relação ao acabamento, 50% dos tinham cobertura de gordura mediana.

Terminadas as avaliações, o Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri (Canarana/MT). A Medalha de Prata nesta categoria ficou com Romualdo Dearo da Silva, do Sítio Sofia (Gaúcha do Norte/MT). Já a Medalha de Bronze foi para Alceu Brantel Penteado, da Fazenda Córrego Fundo (/MT).

Na avaliação das fêmeas, os pecuaristas também apresentaram precoces, afinal, 93% dos tinham até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). No peso, 57,5% dos com mais de 13 arrobas e ainda com 94% das fêmeas com cobertura de gordura mediana ou uniforme.

Em , o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado por Euclides Facchini Filho, da Fazenda Roberta (Nova Xavantina/MT).

“Nós entendemos que é importante e necessário participar das etapas do Circuito . É a partir dessas avaliações que conseguimos mensurar o nosso investimento feito em precocidade, melhoramento genético e com a nutrição mais adequada, o que nos permite fazer correções desde o nascimento dos bezerros até a terminação. É uma ferramenta que nos orienta no desenvolvimento do trabalho na fazenda”, destaca Euclides Facchini, que conquistou a Medalha de Ouro.

Circuito de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de do Brasil, o Circuito de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.

Sobre a

Com mais de quatro décadas de história, a – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado.  A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado , Maturatta , Do Chef , Reserva , 1953 e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 37 unidades produtivas em todo o Brasil.

Conteúdos relacionados: