fundo parallax

Comunicação

JBS reforça ações de Compliance

Ainda como destaque do ano passado, a Companhia implementou sistema de avaliação reputacional de terceiros e gerou mais de 9 mil análises

10

São Paulo, 10 de janeiro de 2020 – Um ano de contínua evolução e expansão das iniciativas de conformidade da Companhia. Dessa forma é possível definir o ano de 2019 da diretoria de Compliance da JBS, que, ao longo dos últimos 12 meses, realizou 37 mil horas de treinamento do Código de Conduta e Ética com mais de 115 mil colaboradores da empresa no Brasil.

 

Além disso, sobre o tema Anticorrupção, foram mais de 8 mil horas de treinamento, por meio de plataforma online, alcançando mais de 16 mil colaboradores, com foco principal na alta liderança e posições administrativas da Companhia. Em 2020, a JBS continuará investindo na capacitação de seus colaboradores por entender que isso configura um importante pilar do programa de Compliance, com treinamentos sobre temas específicos, como Conflito de Interesses e revisão do conteúdo Anticorrupção, ainda neste semestre.

 

Para o diretor global de Compliance da JBS, Marcelo Proença, as ações reafirmam o comprometimento com a consolidação de protocolos internacionais de compliance em todos os países onde a Companhia atua. “Estamos cumprindo nosso papel como uma das líderes globais em alimentos, de conscientizar colaboradores e parceiros e influenciar positivamente a cadeia de valor. O engajamento e alcance conquistados comprovam a eficácia das atividades que vêm sendo adotadas no dia a dia de nossas operações”, afirma o executivo.

 

Outro ponto que comprova a evolução da área em 2019 é a implementação do sistema de due diligence, desenvolvido pela própria JBS, em parceria com uma consultoria internacional, para avaliação reputacional de fornecedores. No último ano, foram realizadas 9.486 análises pelo software, incluindo não somente a avaliação do histórico dos fornecedores, mas também de seus respectivos sócios, conferindo maior confiabilidade na contratação de parceiros.

 

Os dados das empresas são cruzados automaticamente com bancos de dados de órgãos públicos, palavras-chave em ferramentas de pesquisa, listas de embargo internacionais, entre outros itens. Os terceiros avaliados que apresentam qualquer não conformidade são bloqueados automaticamente e passam por um segundo procedimento de checagem pela área de Compliance.

 

Além disso, como ferramenta fundamental do programa de Compliance da Companhia, o canal Linha Ética JBS é totalmente terceirizado, o que protege e garante o anonimato do usuário, além de atender tanto os colaboradores quanto o público externo da JBS no Brasil e em outros países onde a Companhia opera. Atualmente, funciona 24 horas por dia e sete dias por semana e está disponível em 4 idiomas.

 

 

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com cerca de 230 mil colaboradores, em unidades de produção ou escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros – no Brasil são 120 mil colaboradores, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras. São mais de 275 mil clientes atendidos em todo o mundo, de 190 nacionalidades. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes. A Companhia conduz suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor. Por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados e dados públicos oficiais, a JBS monitora seus fornecedores de forma permanente. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.

JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa

+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br