fundo parallax

Comunicação

JBS amplia investimentos e consolida boas práticas de bem-estar animal

Empresa está entre as companhias brasileiras mais bem avaliadas do segmento de proteína animal, segundo ranking divulgado pela organização internacional BBFAW

 

São Paulo, 06 de abril de 2020 – O principal indicador de bem-estar animal do mundo, elaborado anualmente pela Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), posicionou a JBS entre as empresas brasileiras mais bem avaliadas do segmento de proteína animal. “Este resultado reflete o compromisso da empresa com o tema, que tem destinado cada vez mais investimentos para aprimorar as atividades realizadas no campo e na indústria”, ressalta Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS.

Em 2019, a JBS investiu quase R$ 500 milhões para avançar nesta agenda. O valor representa um salto superior a 400% da cifra investida em 2018. Além de promover melhorias na cadeia de produção, parte deste recurso também foi destinado ao treinamento dos colaboradores da Companhia em todo o mundo. Dois dos principais negócios da JBS no Brasil, a Friboi e a Seara, apostaram fortemente na melhoria e aperfeiçoamento das práticas de bem-estar animal desempenhadas no campo, indústria e transporte dos animais.

Entre as medidas mais recentes adotadas pela JBS no Brasil destacam-se a aquisição de uma nova frota de carretas projetadas para assegurar maior conforto aos animais durante o transporte do gado das fazendas às unidades de processamento; melhorias em equipamentos e instalações industriais; parceria com universidades para ampliar e aprofundar estudos relacionados ao tema; e o patrocínio da produção de materiais educativos para conscientizar ainda mais os pecuaristas sobre a importância das boas práticas de bem-estar animal.

Outro ponto de destaque foi a evolução da Seara em seu compromisso com o uso de gaiolas de gestação coletiva para matrizes suínas, que proporcionam mais conforto quando comparado às baias individuais, que atingiu 58% da produção da empresa em 2019. O objetivo da empresa é atingir 100% da produção neste sistema até 2025, conforme previsto em compromisso público assumido em 2015. “As melhores práticas de bem-estar animal guardam estreita relação com o sucesso das nossas operações. A JBS trata esse tema com extremo rigor. Para nós, é gratificante ver o trabalho da JBS refletido no BBFAW”, conclui Nappo.

 

Gestão
As boas práticas de bem-estar animal da JBS integram a estratégia de sustentabilidade da Companhia, cujo objetivo é alcançar uma produção de qualidade cada vez melhor, respeitando o meio ambiente, fazendo o uso consciente dos recursos naturais e reduzindo a geração de resíduos. A empresa conta com procedimentos de bem-estar animal em todas as suas unidades, que estão de acordo com padrões nacionais e internacionais e são baseados no respeito às cinco liberdades fundamentais dos animais (livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse).

Para gerenciar o tema, a empresa possui equipes especializadas em cada tipo de proteína que trabalha (aves, suínos e bovinos) e adota técnicas que são constantemente aprimoradas de acordo com as melhores práticas de mercado. Além disso, a JBS também mantém um Comite de Bem-estar Animal, constituído em 2017, que tem como responsabilidade estabelecer diretrizes que possam fazer com que o tema esteja em constante evolução na Companhia.

 

Sobre a JBS 
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com cerca de 230 mil colaboradores, em unidades de produção ou escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros – no Brasil são 130 mil colaboradores, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras. São mais de 275 mil clientes atendidos em todo o mundo, de 190 nacionalidades. A Companhia também atua na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.

A Companhia conduz suas operações com foco na alta qualidade, na segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor. Por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados e dados públicos oficiais, a JBS monitora seus fornecedores de forma permanente. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.