Friboi: Circuito Nelore de Qualidade avalia 378 animais em Porto em Velho (RO)

Evento aconteceu na unidade da Friboi na capital rondoniense

São Paulo, 9 de julho de 2020 – A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore de Rondônia (ACNR) divulgaram os resultados da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada na região Norte. Na unidade da Friboi em Porto Velho (RO), foram avaliados 378 animais, sendo 294 machos e 87 fêmeas.

Segundo Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB e responsável pelas avaliações, entre os machos participantes, 96,3% dos animais apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes e 80% registram mais de 18 arrobas de peso.

O pecuarista Bruno Goes Brainer, da Fazenda Piquiá (Porto Velho), foi o vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Machos e conquistou a Medalha de Ouro da etapa. A Medalha de Prata foi para Tulio Villela Lemos, da Fazenda Iracema (Porto Velho). O Bronze ficou com Rogério Correa, da Fazenda Bom Sucesso (Guajará Mirim).

“Participar do Circuito me proporciona realizar uma espécie de Raio-X das carcaças. Com as informações recebidas, tenho um direcionamento do que preciso focar para conseguir animais com mais peso e menos idade”, declara o pecuarista Bruno Goes Brainer.

Entre as fêmeas avaliadas no Circuito, 88,1% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade), enquanto 94% registraram mais de 13 arrobas de peso.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Márcio Padilha da Silveira, do Sítio Nova Esperança (Porto Velho). A Prata ficou com Marciano Cardim, do Sítio Geovana (Porto Velho).

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Medalhas de Prata e de bronze receberão 300 e 200 quilos respectivamente. A Friboi presenteará os premiados da etapa com uma caixa de cupim, para que possam celebrar o resultado degustando um belo churrasco com este corte que identifica tão bem a raça Nelore.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Sobre a Friboi
Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado.  A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 37 unidades produtivas em todo o Brasil.