Fêmeas precoces são destaque no Circuito Nelore na Friboi em Juara (MT)

Evento foi realizado na planta da Friboi localizada no município

São Paulo, 29 de julho de 2020 – O Circuito Nelore de Qualidade realizou a avaliação de 525 animais em etapa promovida na unidade da Friboi no município de Juara (MT). O destaque ficou para as fêmeas, sendo 405 animais avaliados e ainda 120 machos, como informam a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).

As avaliações de animais machos destacaram que 67% apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade). A grande maioria dos animais (97,5%) registrou mais de 18 arrobas de peso, com a média chegando a 21 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, premiado com a Medalha de Ouro, foi de Noslen Bonfim Junyor, da Fazenda Sete Irmãos (Novo Horizonte do Norte). A Medalha de Prata foi para Olavo Mazão, da Fazenda Promissão (Juara). Já o bronze foi de Adélia Lepri Mazão, da Fazenda Vale do Rio Arinos (Juara).

Entre as fêmeas, as avaliações ressaltaram a precocidade dos animais inscritos pelos pecuaristas, com 83% dos animais apresentando até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em relação ao peso, 81% das fêmeas registraram mais de 14 arrobas de peso, com uma média de 15 arrobas e ainda 82% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi do pecuarista Ben Hur Carvalho Cabrera Mano, da Fazenda Janba (Juara). Com este resultado, além da Medalha de Ouro, o produtor assumiu a liderança parcial do Campeonato Nacional de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. “Estou há sete anos na pecuária e sempre busco fazer o melhor na produção de carnes. Ao participar do Circuito você entende qual o padrão que o frigorífico deseja, e começa a trabalhar em um produto que vai atender a qualidade que a indústria e também o consumidor procuram”, comenta Ben Hur Carvalho.

Ainda nas avaliações do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, a Medalha de Prata foi para Jair Dorileo Filho, da Fazenda Paraíso (Aripuanã). Enquanto a Medalha de Bronze foi conquistada por Hannihe Lissa Bergamim, da Fazenda Rio Doce (Juína).

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Os pecuaristas Medalhas de Prata e de bronze receberão 300 e 200 quilos respectivamente. A Friboi também presenteará os premiados da etapa com uma caixa de cupim.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Sobre a Friboi
Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado.  A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 37 unidades produtivas em todo o Brasil.