fundo parallax

Comunicação

JBS Couros lança couro com nanotecnologia que inativa vírus da Covid-19

Material leva aditivo com micropartículas de prata, que garantem
ação antiviral em revestimentos para móveis, acessórios e veículos

São Paulo, 08 de abril de 2021 – Atenta às necessidades desencadeadas pela pandemia do novo coronavírus, a JBS Couros traz ao mercado um produto com a tecnologia V-Block, que inativa o vírus SARS-Cov-2, o causador da Covid-19. O couro recebe um aditivo de micropartículas de prata em seu revestimento, que possui ação antiviral e é indicado para superfícies que podem estar em constante exposição ao vírus, como móveis, assentos e volantes de veículos. Roupas, bolsas e carteiras, itens manipulados com frequência, também podem ser fabricados a partir do couro com a nanotecnologia.

“Nosso couro passou por testes científicos que comprovam a inativação do vírus SARS-Cov-2. A aplicação da tecnologia agrega ainda mais valor ao nosso produto, ao auxiliar na preservação e resistência do material”, afirma Guilherme Motta, presidente da JBS Couros.

Em testes conduzidos no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3), do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o material mostrou 99% de inativação do vírus SARS-CoV-2 em 30 minutos a partir do contato com partículas virais. “O uso de nanotecnologia aumenta a superfície de contato da prata e sua estabilidade no couro, potencializando a ação antiviral”, afirma o pesquisador Lucio Freitas, que participou dos testes do novo material. As provas foram feitas de acordo com a norma internacional ISO 21702, que estabelece os métodos mais adequados para detectar atividade antiviral em plásticos e superfícies não-porosas.

As micropartículas são construídas a partir da síntese de sais de prata – elemento escolhido por sua reconhecida ação antiviral – e estabilizadas por nanotecnologia. “As micropartículas de prata são capazes de inativar o vírus por dois mecanismos: em sua membrana – onde rompem esse revestimento externo do vírus e inativam sua entrada nas células hospedeiras e, no RNA (ou no DNA), onde oxidam o material genético do vírus exposto, inativando sua capacidade de multiplicação” afirma o cientista de materiais Daniel Minozzi, fundador e diretor da Nanox, empresa especializada em nanotecnologia e antimicrobianos que desenvolveu o aditivo usado pela JBS Couros.

“Buscamos as melhores condições de aplicação do aditivo, levando em conta equipamentos e regulagens adequadas, além de concentrações e pontos de aplicação da tecnologia V-Block que resultaram no sucesso desse projeto”, afirma Motta.

Saiba mais sobre a V-Block em http://www.jbscouros.com/vblock/

Sobre a JBS Couros

A JBS criou a unidade de negócios de couros em 2009 como uma importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades produtivas, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios comerciais, em quatro continentes. Atualmente, a empresa conta com mais de 7 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias globais.

Sobre Nanox

Criada em julho de 2004, a Nanox® é uma empresa pioneira em nanotecnologia que produz e desenvolve soluções com materiais inteligentes para multimercados em parceria com empresas inovadoras. Composta por modernas áreas de produção, laboratórios de controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, suporte técnico, científico, de marketing e uma equipe multidisciplinar qualificada, a Nanox® segue diretrizes de elevado nível de gestão e transparência. Com as diversas patentes de novos produtos e de aplicação, suas marcas registradas e suas premiações ao longo de seus anos de existência, a Nanox® diferencia-se pela capacidade de transformar o conhecimento de nanotecnologia em soluções úteis para a melhoria da qualidade de vida, e em competitividade para os negócios que as adotam.