fundo parallax

Comunicação

Circuito Nelore: etapa disputada na Friboi em Ituiutaba (MG) supera expectativas

Realizado nos dias 23 e 24 de setembro, evento teve a participação de 554 animais

Minas Gerais, 04 de outubro de 2020 – A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Ituiutaba (MG), os vencedores da 21ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, na unidade da Friboi do município mineiro. A cidade recebeu pelo segundo ano o evento.

“Nesta etapa do Circuito Nelore de Qualidade foram avaliados 554 animais, sendo 532 machos e 22 fêmeas. Entre os machos, 85% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), 96% pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 22 arrobas, e 64% tinham cobertura de gordura mediana. Já 91% das fêmeas tinham dentição de leite (em torno de 18 meses de idade), 86% pesaram mais de 14 arrobas, com a média de 15 arrobas, e 95,5% tinham cobertura de gordura mediana”, informa o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A Medalha de Ouro de melhor lote de carcaças de Machos ficou com Carlos Alberto Mafra Terra, da Fazenda São Joaquim do Sul (Santa Vitória/MG), que também foi Medalha de Ouro na etapa de Santana do Araguaia (PA). “O sentimento é de dever cumprido. O Circuito Nelore é o que avalia o produto final, o que é plantado no começo da genética, o que você colhe no boi gordo. Estamos no caminho certo, percebemos que a nossa genética corresponde de forma efetiva para os nossos clientes. Com certeza temos uma grande ferramenta para quem quer selecionar uma genética funcional e rentável”, diz Marcelo Tonello.

A Medalha de Prata foi para Edson Pereira da Silva, da Fazenda Vale do Sol (Tupaciguara/MG), e a Medalha de Bronze ficou com Renato Bernardes Filgueiras, da Fazenda Santa Eulália (Carneirinho/MG).

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Liliane Caramori Bianco Queiroz, da Fazenda São José II (Unaí/MG), ganhadora da Medalha de Ouro. “O Circuito Nelore de Qualidade chegou até mim como um desafio, que encarei como uma meta. Independentemente do resultado, eu já me sentia uma campeã por estar entre os grandes nomes da pecuária brasileira, quebrando paradigmas, motivando e incentivando mulheres de todo o setor que também desempenham com excelência o seu trabalho de ‘dentro da porteira’”, diz Liliane Queiroz, considerada a dama do agro de Unaí (MG).

Roberto Ribeiro Moreira Filho, responsável pela Compra de Gado da unidade da Friboi em Ituiutaba, destaca que a etapa foi muito competitiva. “Carcaças bem terminadas, uma competição saudável e acirrada. Quero parabenizar os competidores e criadores na terra do zebu”.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.

 

Sobre a Friboi

Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado.  A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 37 unidades produtivas em todo o Brasil.