PROJETO ÓLEO AMIGO FAZ AÇÕES NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 

No mês em que se celebrou o Dia Mundial da Água, o time à frente do projeto Óleo Amigo, da JBS Biodiesel, percorreu escolas, prefeituras e parceiros para promover iniciativas de conscientização ambiental e falar como a empresa transforma o óleo de fritura usado em matéria-prima na produção de biodiesel

 

Foi uma agenda intensa. No dia 15 de março, as lideranças participaram de um evento na prefeitura de Lins (SP) com autoridades locais, professores e instituições da cidade. No dia 19, a cidade de Monte Aprazível (SP) ingressou oficialmente no projeto com um evento de lançamento na ETEC.

 

A Polícia Militar de Lins e a secretaria de Trânsito ajudaram, no dia 21 de março, em uma ação de pedágio na cidade para conscientizar os motoristas sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. No mesmo evento, a Sabesp fez a soltura de 2 mil peixes no rio que corta a cidade. No dia seguinte, a equipe participou de um evento juntamente com outras empresas de Lins, Sabesp, Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil, entre outros, para mais de 400 alunos de uma escola, com orientações sobre a importância da preservação da água.

 

Já em 23 de março, colaboradores participaram da Ação Rio Limpo, quando retiraram sete toneladas de lixo de um trecho do rio que corta a cidade de Lins, com recolhimento de plástico, lixo, roupas e até aparelhos eletrônicos.

 

O Óleo Amigo já coleta óleo de fritura usado em 42 cidades no entorno de Lins. A supervisora de Logística Tatiana Souza, responsável pelo projeto, afirma que são mais de 19 mil alunos atingidos pelo projeto nas escolas e, por isso, é importante fazer ações de conscientização para educar e estimular cada vez mais o descarte correto. “O objetivo é levar informação da poluição causada nos rios, o custo de saneamento e utilização de recursos naturais para tratar o óleo jogado fora de forma incorreta. Muita gente desconhece esses impactos e somente com educação conseguimos sensibilizar a população”, afirmou.

 

A meta para 2019 é coletar 4,5 milhões de litros de óleo de fritura usados por meio do projeto Óleo Amigo. Segundo o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira, a atuação do programa tem grande relevância na produção do biodiesel. “Apesar de os números serem expressivos, a maior relevância do projeto é o nosso envolvimento e interação com a sociedade, contribuindo com a imagem sustentável e positiva para a JBS”, afirma.

 

A água não dura para sempre – evite o desperdício, realize o uso consciente

O Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi celebrado na JBS com uma campanha interna de conscientização sobre a importância da atitude de preservar e utilizar o recurso de forma sustentável. A água é um dos principais recursos naturais do planeta, mas é um bem limitado e que deve ser utilizado de maneira consciente e sustentável. Ao incentivar a atitude que faz a diferença, a JBS marcou a comemoração com a divulgação de uma série de peças em uma campanha interna que valoriza o uso consciente e diz não ao desperdício.