PECUÁRIA DE CRIA SUSTENTÁVEL: LANÇAMENTO DE ESTUDO CONTOU COM PRESENÇA DA JBS

 

Documento propõe estratégia para aplicação em escala de boas práticas de baixo carbono junto a pequenos produtores da Amazônia

 

O diretor de Sustentabilidade da JBS, Márcio Nappo, participou em 28 de maio passado, em São Paulo, do lançamento do estudo “Os pequenos grandes desafios da pecuária de cria sustentável na Amazônia e o potencial dos Núcleos de Inovação e Aprendizagem”.

 

A pesquisa é relevante para o país, já que a Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo. “O material consolida algumas tendências importantes para o cenário da pecuária, como a questão da redução do desmatamento e o aumento da produtividade”, afirma o executivo.

 

Financiado pelo governo holandês, o trabalho contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foi organizado pela Universidade de Wageningen, pela ONG Solidaridad e pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável.

 

O documento propõe a implementação de Núcleos de Inovação e Aprendizagem (NIA) voltados à adoção de modelos sustentáveis para a pecuária de cria de pequena escala na região da Amazônia, a partir da análise dos desafios e da viabilidade operacional, técnica e institucional para a reprodução em escala de boas práticas agropecuárias de baixo carbono.

 

O evento de lançamento contou com mesa redonda com a presença do diretor de Sustentabilidade da JBS, ao lado de Daniela Mariuzzo, diretora-executiva do Instituto IDH no Brasil; Joyce Brandão, gerente de Programas de Cadeias de Produção Sustentável da ONG Solidaridad no país; e Marcelo Stabile, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

 

Nappo destacou a experiência da JBS com os pequenos produtores em São Miguel do Guaporé, em Rondônia. “A empresa desenvolve um projeto social com cerca de 200 produtores familiares, que fornecem matéria-prima para a divisão de biodiesel da JBS. Prestamos assistência técnica de produção e de sustentabilidade de forma contínua. Essa é uma agenda de transformação social, que melhora a vida das pessoas e a renda das famílias”, explicou.

 

O material está disponível no site:

https://pecuariadecriasustentavel.wordpress.com/ospequenos-grandes