JBS PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AOS 5 ANOS DA ONG INPACTO

 

Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade, falou sobre o trabalho de liderança da JBS

em ações de combate ao trabalho escravo em sua cadeia de produção

 

Compartilhar experiências sobre as ações de combate ao trabalho análogo ao escravo e discutir os principais desafios que as indústrias brasileiras enfrentam para disseminar boas práticas sobre o assunto no país. Foi com esse propósito que o diretor de Sustentabilidade da JBS, Márcio Nappo, participou do Seminário de Aniversário de 5 anos do InPACTO – Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, realizado no dia 31 de maio, na capital paulista.

 

No painel “O caminho, os aprendizados e o contexto”, Nappo falou sobre o trabalho de liderança que vem sendo implementado pela JBS para monitorar, prevenir e combater casos de trabalho escravo em sua cadeia de fornecimento. Atualmente, a Companhia possui um novo sistema de monitoramento que mapeia as áreas com potencial risco de ocorrência desse tipo de situação na Amazônia, área que concentra o maior número de relatos de trabalho escravo no Brasil.

 

A ferramenta, chamada Hotspots Mapping, traz uma abordagem inovadora por tratar o tema a partir de duas perspectivas: a geográfica e territorial, e a dos aspectos socioeconômicos e demográficos. Dessa forma, a empresa também consegue traçar um plano de ação conforme o diagnóstico para cada região.

 

“A nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com o InPACTO, que nos ajudou na construção desse mapa que retrata a realidade da nossa cadeia de fornecimento na Amazônia Legal. Trata-se de um sistema de fácil entendimento e aplicação que permite rapidamente identificar regiões potencialmente críticas e classificar nossos fornecedores de gado segundo o nível de risco potencial de cada uma dessas áreas”, afirma Nappo.

 

O Hotspots Mapping reforça o compromisso da JBS com o assunto. Desde 2007, a empresa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e foi a primeira empresa da indústria de alimentos a se tornar membro do InPACTO, em 2014. Paralelamente, vem trabalhando em parceria com o instituto em ações inovadoras para detecção e combate ao trabalho escravo no Brasil.

 

“A parceria da JBS com o InPACTO é de importância estratégica para ambas as partes. Juntos, já conseguimos avançar em várias agendas e projetos que almejam uma cadeia de produção cada vez mais responsável. É uma grande satisfação celebrar o aniversário de 5 anos do instituto com tantos outros parceiros que buscam um propósito em comum”, complementa o executivo.

 

Para a diretora executiva do InPACTO, Mércia Silva, a JBS vem endereçando de forma profissional o desafio de erradicar o trabalho escravo de sua cadeia de produção, fazendo deste tema parte da gestão e compliance da Companhia. “A JBS é uma importante parceira do InPACTO e tem nos ajudado a fortalecer essa temática no Brasil. Estamos otimistas quanto à continuidade e evolução desse trabalho conjunto, principalmente de compartilharmos essas experiências e práticas com outros setores”, afirma Mércia.

 

Apresentação Sedex Conference 2019

 

No primeiro trimestre de 2019, Nappo também fez uma apresentação sobre o Hotspots Mapping na Sedex Conference 2019, principal evento da plataforma global colaborativa de Responsabilidade Socioambiental que reúne mais de 50 mil empresas em 150 países. O tema deste ano foi “Dos produtos aos resultados – Elevando o nível de fornecimento responsável”.

 

“Eventos como a Conferência Sedex são importantes para dar visibilidade às iniciativas de sustentabilidade. A JBS teve oportunidade única de mostrar o que faz nessa área perante seus clientes globais, a imprensa internacional e ONGs de atuação mundial”, avalia o executivo.

 

A estratégia inovadora que o Hotspots Mapping possibilita à JBS amplificar auditorias a fim de verificar se as fazendas de gado fornecedoras de matéria-prima e que estão localizadas em áreas de risco estão em conformidade com as diretrizes de sustentabilidade da Companhia.

 

“Todas as informações de compra da empresa são auditadas por órgãos internacionais e independentes, e os resultados são positivos, o que comprova a eficiência do nosso monitoramento”, finaliza Nappo.