INVESTIMENTOS EM BEM-ESTAR ANIMAL ULTRAPASSAM R$ 88 MILHÕES EM 2018

 

Mais de 13 mil colaboradores e terceiros passaram por treinamentos sobre o tema ao longo do ano

 

Garantir o bem-estar animal é um compromisso da JBS, com a questão sendo tratada como um dos pontos estratégicos e prioritários globais para a sustentabilidade da Companhia. A qualidade dos produtos da JBS está profundamente relacionada com o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade. A Companhia se dedica a garantir o mais apropriado tratamento, manejo e abate de animais em todas as fases do processo.

 

Em 2018, foram feitos investimentos de R$ 88,2 milhões nas operações da JBS de forma a aprimorar as práticas de bem-estar animal da organização, em todas as suas operações, que seguem políticas e técnicas de produção que têm como fundamento o atendimento aos princípios do abate humanitário.

 

Para gerenciar o tema, em todas as suas unidades de negócios, a JBS conta com equipes multidisciplinares especializadas em cada tipo de proteína, que passam por constante aprimoramento e são responsáveis por garantir que as políticas e procedimentos exigidos pelos programas de bem-estar animal estão sendo implementados e seguidos corretamente em todos os momentos. De forma a garantir que todas as recomendações sejam seguidas, além de treinar os seus colaboradores e fornecedores, a Companhia realiza auditorias internas periódicas, painéis de metas e verificação da necessidade de investimentos e ajustes de processos. Em 2018, por exemplo, mais de 13,3 mil colaboradores e produtores participaram desses treinamentos no mundo.

 

Além de treinar as equipes das fábricas, a Friboi, por exemplo, adota um termo de responsabilidade por meio do qual os colaboradores reconhecem que possuem informações sobre as diretrizes estabelecidas pela empresa. Há, ainda, uma plataforma e-learning, com cursos de boas práticas no tema, cujo conteúdo inclui vídeos que abordam técnicas e condutas.

 

Os produtores integrados de aves e fornecedores de gado da JBS também recebem orientações técnicas, treinamento e suporte para seguir as diretrizes, os procedimentos e as políticas de bem-estar animal da Companhia ao redor do mundo. Qualquer violação ao Programa de Bem-estar Animal da JBS por parte de colaboradores ou fornecedores desencadeia ações disciplinares, podendo inclusive levar à rescisão do contrato de trabalho ou de fornecimento de matéria-prima.