FRIBOI PROMOVE TREINAMENTO INTERNACIONAL EM BEM-ESTAR ANIMAL EM SUA UNIDADE DE GOIÂNIA (GO)

 

Ação foi conduzida por Erika Voogd, convidada norte-americana que é uma referência mundial no assunto

 

A Friboi acaba de promover um importante treinamento para um grupo de colaboradores com foco em Bem-Estar Animal. O evento ocorreu entre os dias 8 e 9 de setembro, na unidade da Friboi em Goiânia (GO), e foi conduzido pela convidada internacional e autoridade mundial no assunto, Erika Voogd, em parceria com o reconhecido Instituto Certified Humane Brasil.

 

O curso reuniu cerca de 40 pessoas entre profissionais que atuam na própria unidade da Friboi em Goiânia (GO), colaboradores das unidades de Senador Canedo (GO), Mozarlândia (GO), e da diretoria da Qualidade Corporativa e Bem-estar Animal da Companhia, além de inspetores da Certified Humane do Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai.

 

No dia 8, foi ministrado o conteúdo teórico, com uma revisão do Guia de Recomendações de Manejo Animal & Guia de Auditoria, publicado pelo North American Meat Institute (NAMI). Escrito com a colaboração de Temple Grandin, o guia contempla aspectos sobre o transporte e o abate humanitário dos animais. Vale destacar que Temple é reconhecidamente uma das principais autoridades globais em Bem-Estar Animal e que os seus estudos são referência em todas as principais operações de bovinos da JBS ao redor do mundo. 

 

Já no dia 9, ocorreu a parte prática do treinamento, realizada também na planta da Friboi em Goiânia (GO), e que contou com uma simulação de auditoria com foco em manejo. O grupo percorreu todo o caminho realizado desde a espera dos animais nos currais até a expedição dos produtos embalados para os locais de venda aos consumidores, passando por todas as etapas desse processo. Ao fim, houve uma avaliação de acordo com o que orienta o Guia do NAMI, que contempla todas as exigências a serem seguidas pelos sistemas de abate para a conquista da certificação de bem-estar animal Certified Humane.

 

“Ficamos muito contentes e gratos por poder abrir as portas da nossa unidade em Goiânia para essa oportunidade ímpar de aprendizado com a Erika Voogd, que é uma referência mundial em Bem-Estar Animal”, comentou a coordenadora de Garantia de Origem da Friboi, Talita Pugliese. “Também foi um tempo muito valioso de troca de conhecimento e experiências entre a nossa equipe e o time da Certified Humane“, complementou.

 

Garantir o bem-estar animal é um compromisso fundamental para a JBS, com a questão sendo tratada como um dos pontos estratégicos e prioritários globais para a sustentabilidade da Companhia. Em 2018, foram feitos investimentos de R$ 88,2 milhões nas operações da JBS de forma a aprimorar as práticas de bem-estar animal da organização, em todas as operações da Companhia, que seguem políticas e técnicas de produção que têm como fundamento o atendimento aos princípios do abate humanitário.