FRIBOI ENCERRA, COM SUCESSO, PRIMEIRO CICLO DE AUDITORIA DE UNIDADES

NO PROGRAMA SELO DA CADEIA DE FORNECIMENTO

 

Protocolo unificado avalia plantas em critérios internacionais de bem-estar animal, rastreabilidade de matéria-prima,

operação, produção, qualidade, industrialização e comercialização

 

A Friboi concluiu, no primeiro semestre, o primeiro ciclo de auditorias do Selo da Cadeia de Fornecimento. Todas as 36 plantas da Friboi foram aprovadas, somando 170 horas de treinamento, cerca de 1500 colaboradores certificados e mais de mil fazendas verificadas.

 

Para garantir a imparcialidade das avaliações, o processo é conduzido pela certificadora terceirizada SBC (Serviço Brasileiro de Certificações), que tem mais de 16 anos de experiência no controle de origem de produtos e é referência em controles de rastreabilidade, tipificação e bem-estar animal.

 

O Selo da Cadeia de Fornecimento foi lançado em 2018 e consiste em um protocolo unificado que contempla padrões internacionais e requisitos de interesse comum de todos os clientes e mercados atendidos pela empresa, seguindo critérios de bem-estar animal, sustentabilidade, transporte, equipamentos e instalações, saúde animal, procedimentos, qualidade, meio-ambiente, responsabilidade social, rastreabilidade de matéria-prima, classificação de carcaças, gestão da cadeia e itens das fazendas fornecedoras como infraestrutura, logística, sistema de produção, tecnologia, pastagem, controle de pragas, controle sanitário, vacinas e gestão financeira.

 

No primeiro ano, a Companhia investiu mais de R$ 2 milhões para a realização de treinamentos e auditoria.

 

Com a conclusão da auditoria das unidades, já foi iniciado o novo ciclo de treinamentos e capacitação dos colaboradores que lidam com animais vivos nos currais e salas de abate, motoristas boiadeiros, TRP Caminhões Seminovos (unidade de negócios que atua na aquisição de veículos novos para as empresas da JBS e na venda de caminhões e carretas seminovas) e terceiros, Time de Garantia da Qualidade e Rastreabilidade, com foco em Bem-Estar Animal, classificação e tipificação de carcaças.

 

As auditorias de renovação da certificação ocorrerão neste segundo semestre e está em desenvolvimento um escopo para a área de Alimentos Preparados da Friboi. Com a auditoria, já foi iniciada a inserção do Selo na etiqueta de alguns produtos da Friboi.

 

“Esse é um projeto inovador, pioneiro no setor, que demonstra a transparência dos nossos processos, atrelada à qualidade dos nossos produtos e sustentabilidade dos negócios”, afirma Renato Costa, presidente da Friboi. ”Além de atender à demanda dos clientes e mercados consumidores por informações da cadeia, isso nos possibilita melhorar constantemente nossos processos e aumentar a exigência para os fornecedores”, pontua.