Sustentabilidade

Diálogo com stakeholders

As relações mantidas pela JBS com seus públicos de relacionamento são importantes para a sustentabilidade dos negócios. Criar relações de confiança com os diferentes perfis de públicos com que interage em seu dia a dia, é um princípio que pauta as suas atividades. Ciente de seu papel social nos locais em que está presente, a JBS tem se comprometido em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, além de se colocar aberta ao diálogo sempre com respeito à cultura local.

Compromissos Institucionais
A JBS participa de diversos e importantes fóruns globais e locais discutindo, em conjunto com a sociedade civil organizada e outros elos da cadeia de valor, temas relacionados à sustentabilidade. A empresa exerce papel de protagonismo em várias das ações promovidas por esses organismos. Alguns exemplos:

The Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB) – Iniciativa global e multi stakeholder desenvolvida para avançar na melhoria contínua da sustentabilidade da cadeia de valor global de carne bovina por meio de liderança, ciência, engajamento e colaboração. Trabalha para que todos os aspectos da cadeia de valor da carne sejam ambientalmente saudáveis, socialmente responsáveis e economicamente viáveis. A JBS é membro fundador da GRSB e atua no Conselho de Administração e na Comissão Executiva.

Leather Working Group (LWG) – Voltada à indústria do couro, a LWG é formada por marcas internacionais, curtumes, fornecedores e varejistas, com objetivo de promover práticas de gestão ambiental sustentável e adequada a tal indústria. A JBS Couros é membro do Comitê Executivo e tem 16 de suas instalações certificadas pela iniciativa.

British Poultry Council (BPC) – É a voz da indústria de aves, sendo o link entre suas companhias membro e governos, órgãos de regulação e outros stakeholders. A colaboração do BPC com cientistas de vanguarda, nos campos da saúde e bem estar das aves, garante a segurança dos alimentos e impulsiona melhores práticas em toda a indústria avícola. A Moy Park é um participante ativo nos comitês do BPC, fazendo parte, inclusive, do Conselho de Administração.

Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) – Formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil. Tem como objetivo promover o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. A JBS integra os comitês de “Desenvolvimento do Guia de Pecuária Sustentável” e “Incentivos Econômicos e Financeiros”.

U.S. Roundtable for Sustainable Beef (USRSB) – Iniciativa que reúne diversas partes interessadas que tem como intuito a melhoria contínua da sustentabilidade da cadeia de valor da carne nos Estados Unidos. Promovendo o engajamento desses públicos, atua no sentido de apoiar e comunicar avanços nessa questão. A JBS USA é um dos membros fundadores e atua no Conselho de Administração.

The Canadian Roundtable for Sustainable Beef (CRSB) – Iniciativa multi stakeholder desenvolvida para avançar nos esforços de sustentabilidade dentro da indústria de carne no Canadá. Trata-se de um fórum nacional dedicado a conectar uma rede de líderes locais, regionais e nacionais do setor. A JBS USA é um dos membros fundadores e atua no Conselho de Administração.

Field to Market – Cria oportunidades em toda a cadeia de suprimentos agrícolas nos Estados Unidos para melhorias contínuas na produtividade, qualidade ambiental e bem-estar humano. Promove o diálogo de toda a indústria, fundamentado na ciência e aberto a opções de tecnologia. A JBS USA é um dos membros dessa iniciativa.

‘Livestock Technical Committee’ do Global GAP – Grupo internacional reconhecido e responsável por discutir e definir tendências, requisitos e parâmetros de bem-estar animal, mundialmente. A JBS Foods é membro desse comitê técnico.

Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) – Iniciativa que visa fortalecer as ações contra o trabalho escravo no Brasil. A JBS é signatária, desde 2007, do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil e é membro do Instituto desde 2014.