Sustentabilidade

Compra responsável

A JBS tem o compromisso de garantir a origem sustentável de sua matéria-prima e, por isso, não adquire gado de fornecedores envolvidos com desmatamento, invasão de terras indígenas ou unidades de conservação, violência no campo e conflitos agrários e uso de trabalho escravo.

Desde 2010, a JBS tem um sistema de monitoramento socioambiental de seus fornecedores de gado que utiliza imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas, dados de desmatamento do INPE e informações oficiais de órgãos públicos de áreas embargadas (IBAMA) e de trabalho escravo (MTE). 

O sistema de monitoramento é composto por dois processos de análises que atuam de forma integrada. O primeiro refere-se à verificação diária e sistemática das listas publicadas pelo IBAMA e pelo Ministério do Trabalho em comparação com o cadastro integral dos fornecedores de gado bovino da JBS no Brasil. 

O segundo processo consiste num sistema tecnológico baseado em informações geográficas que realiza diariamente o monitoramento territorial das propriedades fornecedoras de gado bovino da JBS localizadas nos estados da Amazônia Legal (RR, AP, AC, RO, AM, PA, MA, TO MT). 

O sistema faz a sobreposição de camadas digitais dos mapas georreferenciados das propriedades fornecedoras de gado com os mapas da evolução das áreas de desmatamento desde 2009 publicados pelo INPE, além dos mapas oficiais das áreas de terras indígenas e unidades de conservação ambiental na região da Amazônia Legal. 

A finalidade desse sistema é identificar e bloquear para a comercialização as fazendas fornecedoras que apresentem qualquer não conformidade com esses critérios socioambientais da empresa. 

O Sistema de Monitoramento Socioambiental de Fornecedores de Gado da JBS é anualmente auditado de forma independente por empresas de terceira parte. Os relatórios das auditorias são públicos e encontram-se no site da companhia. Clique aqui e acesse. 

Acompanhe também as informações no Relatório Anual de Sustentabilidade 2015. Clique aqui e veja.

Com o cumprimento dos critérios socioambientais, a JBS garante que toda a sua cadeia de valor, incluindo todos os produtos e subprodutos derivados das operações com bovinos, estejam de acordo com os compromissos da empresa com a sustentabilidade. Para a cadeia de aves e suínos, a companhia possui um programa de integração, com cerca de cinco mil proprietários rurais, que prevê a transferência de tecnologia de instalações e manejo para um sistema de criação de animais que inclui tecnologias mais modernas, assistência técnica e insumos para a criação.

Com foco em prevenção, a gestão inclui todo o apoio técnico necessário, como construção e melhorias de instalação, instruções de sanidades, segurança, nutrição e práticas de saúde animal, além de visitas constantes de técnicos da companhia que realizam um check list periódico que inclui o acompanhamento da aplicação de vacinas, pesagem dos animais, monitoramento da taxa de mortalidade, variação de temperatura do ambiente, nível de conforto animal, entre outros.

No check list de avaliação dos parceiros são observadas quatro categorias:

- Segurança, Saúde e Meio Ambiente: observa as instalações e o respeito aos critérios definidos para a garantia da segurança e saúde dos envolvidos na operação e da preservação ambiental;
- Integrado/Manejo: avalia a gestão da operação, incluindo treinamento dos envolvidos e adesão aos procedimentos exigidos durante o desenvolvimento dos animais;
- Equipamentos: verifica a existência e boa conservação dos equipamentos exigidos para o desenvolvimento dos animais;
- Biosseguridade: observa a adesão aos procedimentos da JBS Foods para a manutenção da segurança do alimento.

A pontuação obtida pelo parceiro integrado nesse check list o enquadra em uma das três categorias do programa:

A – Propriedade adequada aos padrões da Companhia; 
B – Propriedade aceitável de acordo com as exigências da Companhia; 
C – Propriedade a ser aprimorada de acordo com pontos de ação para melhoria e evolução para a categoria B ou A, sujeita à exclusão em caso de descumprimento.

A JBS Foods também provém toda a matéria-prima necessária aos seus produtores de aves e suínos (ração, vacinas etc), o que a permite garantir a procedência de todos os insumos utilizados na produção.