Negócios

Sustentabilidade

 

Na JBS, a sustentabilidade começa cedo. Um complexo e pioneiro sistema de monitoramento socioambiental e de rastreabilidade permite o controle sobre a origem dos couros processados pela empresa.

Técnicas de produção mais limpas, novas tecnologias e capacitação profissional garantem a utilização mais eficiente das matérias-primas e recursos naturais, além de reduzir a geração de resíduos e minimizar o impacto ambiental.

O controle por meio de indicadores ambientais arrojados, inventários de emissões, participação em iniciativas independentes e certificações internacionais como o GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), GRSB (The Global Roundtable for Sustainable Beef), Carbon Disclosure Project, GHG Protocol e Leather Working Group, traz transparência, ao mesmo tempo que promove avanços em nossa cadeia de fornecimento e melhorias em nossos processos.

A JBS Couros possui 16 Unidades certificadas pelo Leather Working Group, sendo 14 medalhas de ouro e duas de prata, todas com nota A para o quesito rastreabilidade, demonstrando o reconhecimento internacional da eficiência ambiental de seus processos e controle das matérias-primas usadas.

Todos os projetos de sustentabilidade da divisão são coordenados por um comitê de sustentabilidade que é responsável por desenvolver trabalhos na identificação e difusão de processos mais eficientes, promovendo um progresso contínuo das operações cotidianas. Paralelamente, este time mantém um trabalho constante na busca por novas soluções, com o objetivo de manter a empresa alinhada com as exigências do mercado internacional e melhores práticas ambientais.

 

Substâncias Restritas

A segurança dos processos e produtos da JBS Couros é uma preocupação constante e está presente nos mínimos detalhes de suas operações. Uma política própria de substâncias restritas permite o controle de todos os insumos químicos usados nas unidades, promovendo o uso adequado e em linha com as melhores práticas do mercado. Este controle confere a segurança necessária para estes produtos, com respeito aos trabalhadores, meio ambiente e consumidores.

O trabalho feito em parceria com as principais indústrias químicas mundiais, participação em fóruns internacionais de debate, investimentos em pesquisa  e um completo cronograma de testes laboratoriais permite a avaliação constante do que entra e sai das unidades, garantindo a conformidade com as principais regulamentações internacionais e melhores práticas ambientais.

A atualização semestral desta política permite o contínuo alinhamento com as exigências do mercado global  e confere tranquilidade para as empresas que procuram qualidade aliada a segurança dos produtos.