Negócios

Bem-Estar Animal

A JBS conta com uma política de Bem-Estar Animal exercida em todas as unidades da companhia, que está de acordo com padrões internacionais e é baseada no respeito às cinco liberdades fundamentais dos animais: livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, injúria e doença; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse.

Política de Bem-Estar Animal JBS
Para garantir a liberdade dos animais a companhia adota rígidos padrões de transporte e manejo, possui uma frota de veículos apropriada para o transporte de bovinos - a única do Brasil com elevador para embarcar e desembarcar os animais de forma mais tranquila, além de realizar constantes treinamentos e capacitação dos colaboradores em boas práticas de manejo no transporte e nos currais dos frigoríficos.

A linha de veículos foi um projeto inédito no Brasil e desenvolvida para garantir o bem-estar animal, com mais espaço e qualidade para transporte de gado. A carreta foi desenvolvida para ser o mais confortável possível para os animais, com altura interna mais adequada, divisórias internas sem pontas e um elevador hidráulico. De 100 caminhões encomendados, a JBS já recebeu 70 veículos e aguarda a entrega final nos próximos meses.

Estrutura
A empresa é a única no país que possui câmeras de monitoramento para avaliação dos indicadores de Bem-Estar Animal em todas as suas 40 unidades de bovinos, que são acompanhadas por especialistas da companhia do desembarque no frigorífico até o abate dos animais. Porém, é importante ressaltar que a JBS não é responsável pelo manejo interno das fazendas, apesar de se preocupar e investir constantemente em treinamentos com os pecuaristas e seus funcionários, com capacitação realizada pela World Animal Protection (WAP), que é principal ONG de defesa dos animais no mundo, assim como mantém parceria técnica com as maiores referências globais no assunto. Além disso, 100% dos motoristas da JBS e terceiros são treinados em Bem-Estar Animal, recebem certificados e assinam um termo de responsabilidade sobre essa política da companhia.

Boas Práticas de Manejo
Ciente de que o bem-estar animal deve estar presente nas fazendas, no transporte e no frigorífico, a JBS promove treinamentos frequentes aos colaboradores, motoristas e pecuaristas parceiros. Para mais informações, sugestões e parceria, entre em contato conosco pelo e-mail bemestaranimal@jbs.com.br.

Nosso Trabalho
Para conhecer mais sobre o trabalho realizado na área de Bem-Estar Animal, clique aqui e veja o vídeo que fala da nossa cultura, nossos projetos, nossos colaboradores e objetivos. 

Parcerias
As alianças e parcerias realizadas pela JBS buscam a troca de informações e o compartilhamento de ideias para que conhecimentos possam ser compartilhados. A JBS tem a honra de ter como parceiros os mais renomados profissionais ligados à produção ética e sustentável, entre eles a Dra. Temple Grandin e o Prof. Dr. Mateus Paranhos, da Unesp.

Destaque em relatório Global de bem-estar animal
Em 2016, a companhia foi considerada uma das melhores empresas do mundo no que se refere à prática de bem-estar animal, segundo apontamento da quarta edição do The Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), relatório anual de alcance global sobre o tema, desenvolvido por duas ONGs internacionais: a World Animal Protection (WAP) e a Compassion in World Farming (CIWF).

O relatório completo, em inglês, pode ser acessado clicando aqui.